CNH digital no Brasil: passo a passo para ter a versão eletrônica do documento
A CNH digital no Brasil, de fato, representa o avanço em torno desse documento indispensável para todo motorista habilitador.
Hoje, viemos desmistificar o processo por trás da obtenção da sua versão digital da Carteira de Habilitação Nacional.
Afinal, essa se tornou uma opção prática para motoristas brasileiros, que preferem usar o documento em dispositivos móveis.
Com ela, você pode acessar seu documento de habilitação sem a necessidade da versão impressa.
Além de fácil acesso, a CNH Digital também simplifica a atualização de dados e dispensa a preocupação com perdas ou danos à CNH física.
Como pegar a CNH Digital antes da física em 2024?
Com o avanço da tecnologia, hoje, a CNH Digital fica disponível antes mesmo da versão física.
Na maioria dos processos, aliás, é possível ter acesso ao documento entre 24 e 72 horas após a conclusão e aprovação no curso de formação.
Depois que você realizar o pagamento das taxas do Detran, confirme se a emissão está aprovada.
Assim, basta baixar o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito” (CDT), ativar sua conta no Portal de Serviços do Denatran, e seguir o processo de validação da CNH com QR Code.
É obrigatório apresentar a CNH Física?
A legislação brasileira permite que o motorista apresente apenas a versão digital da CNH, tornando opcional o porte da carteira física em grande parte do território nacional.
No entanto, em viagens internacionais, conforme as leis do país de destino, pode haver a solicitação da versão física.
De todo modo, no Brasil, a CNH digital tem o mesmo peso do documento físico em território nacional.
Quanto Tempo Demora Para Sair a CNH Digital?
Como vimos antes, o processo de emissão da CNH Digital é bem rápido.
Aliás, para quem já possui a CNH com QR Code, basta baixar o aplicativo CDT, validar os dados pessoais para ter o documento disponível em menos de um dia.
No entanto, novas emissões, podem ter um período maior. Mas em todo o Brasil o tempo médio é de até 72 horas.
É permitido andar somente com a CNH Digital?
Sim, é permitido circular somente com a CNH Digital.
Afinal, a legislação brasileira assegura a validade do documento digital, conferindo a mesma autenticidade e segurança da versão física.
Além disso, a CNH Digital possui assinatura digital com validade jurídica.
Este aspecto permite o seu uso para fins de identificação e comprovação de habilitação, o que facilita o dia a dia dos motoristas e reduz o risco de multas por falta do documento físico.
É obrigatório aceitar a CNH Digital?
Sim, as autoridades de trânsito em todo o Brasil são obrigadas a aceitar a CNH Digital!
Com o documento digitalizado, basta apresentar a CNH Digital no próprio dispositivo, sem necessidade de internet ou outro suporte.
Como um processo instituído pela Resolução do Contran, a CNH Digital possui o mesmo valor legal da CNH física, sendo aceita em qualquer abordagem ou fiscalização no Brasil.
Sabia que era tão simples assim?
Além de ser uma alternativa sustentável, a CNH digital é aceita em todo o país, trazendo vantagens no acesso e na atualização de dados.
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atuando como Redator Web nos últimos quatro anos, entregou mais de 10 mil artigos em SEO. Hoje, escreve diariamente para o Brasileiro Trabalhador. Além de artigos otimizados, escreveu livros como Ghost Writer, trabalhos acadêmicos, cursos, roteiros para canais do YouTube, entre outros tipos de textos, colaborando com dezenas de clientes dentro e fora do Brasil.