CNH em 2024: Veja as mudanças que vão impactar a mobilidade urbana no país

Se você já tem ou está pensando em tirar sua Carteira Nacional de Habilitação, não deixe de se atentar às novas mudanças na CNH em 2024.

Como estamos em transição para as novas diretrizes ecológicas, o impacto na mobilidade não ficaria de fora dessas mudanças.

Jovem empresário arrumando seu espelho retrovisor
Imagem: Freepik / Edição / A CNH agora tem 14 categorias para se adequar aos padrões internacionais!

Pensando em novas propostas acessíveis para os próximos anos, 2024 já tem grandes transformações no trânsito pelo Brasil.

Por isso, trouxemos tudo o que você precisa saber sobre as mudanças na carteira de habilitação e como elas impactam os motoristas!

Como ficam as normas para bicicletas e patinetes elétricos?

Em 2024, a CNH continua obrigatória para automóveis e motocicletas. Como a condução desse tipo de veículo precisa de atenção por conta dos riscos, o condutor tem que estar bem preparado.

Diante disso, as regras com maiores exigências foram mantidas para estas categorias, garantindo um trânsito mais seguro.

Já quem possui bicicletas e patinetes elétricos teve uma grande surpresa. Esses veículos estão dispensados da obrigatoriedade da carteira de habilitação.

Segundo o governo, esta é uma forma de incentivar o uso de veículos que ajudam na diminuição da poluição e do engarrafamento.

Lembrando que eles já são considerados por muitos como uma das melhores formas de locomoção urbana nos dias de hoje.

Quais são as novas categorias da CNH?

Em 2024, quem busca tirar sua CNH precisa se atentar às novas regras. Sendo reformuladas para melhor atender às demandas no trânsito, os motoristas agora podem escolher uma dessas categorias:

  • Categoria A: para condutores de motos e veículos de duas ou três rodas;
  • Categoria B: veículos com peso total de 3.500 kg que não se encaixam na categoria “A” e capacidade para até 8 passageiros;
  • Categoria C: veículos de carga com peso bruto acima dos 3.500 kg;
  • Categoria D: veículos destinados ao transporte de passageiros, com lotação acima de 8 pessoas;
  • Categoria E: combinações de veículos entre as categorias “B”, “C” ou “D” onde o reboque ou semirreboque tenha 6.000 kg, ou mais.

Além das categorias padrão, mostradas acima, a nova CNH também traz novas modalidades que servem como “especialização” para alguns tipos de veículos.

Por exemplo, a categoria B1 é uma permissão para conduzir os chamados “mini carros”, que incluem triciclos e quadriciclos. Já a C1 é destinada a pessoas que vão conduzir automóveis pesados, com cargas de até 7.500 kg.

A D1 serve para veículos com lotação de até 16 passageiros + condutor e para quem precisa conduzir veículos pesados com limite máximo de peso, as regras incluem também a BE, CE, C1E e D1E.

Ao total, a nova CNH possui 14 categorias, incluindo a ACC, reservada para condutores de ciclomotor de até 50 cilindradas, entre os quais estão as famosas “cinquentinhas”.

As novas regras também incluem itens específicos dependendo da idade do condutor, então é preciso ficar de olho!

Como tirar a CNH em 2024?

O processo para uma pessoa tirar a CNH em 2024 sofreu algumas alterações pontuais. O que inclui novas etapas para melhor preparar o condutor.

Obviamente, as aulas práticas ainda são uma parte essencial desse processo, já que é através delas que os motoristas são treinados conforme a categoria escolhida.

Além disso, as aulas teóricas cobrem tudo sobre a legislação de trânsito, primeiros socorros e outros assuntos que buscam preparar o motorista para as diversas situações que eles podem encarar enquanto dirigem/pilotam.

Após ter se preparado, é hora dos exames médicos e psicotécnicos (para avaliar as condições físicas e mentais do motorista), prático e teórico.

Todo o processo descrito acima pode ser feito somente em autoescolas credenciadas pelo Detran. Porém, existem projetos de lei que visam alterar essa estrutura.

Jaizon Carlos
Escrito por

Jaizon Carlos

Jaizon é redator de blogs desde 2019, já escreveu sobre vários temas, mas tecnologia é o seu assunto preferido. Também é ghostwriter, já deu aulas de línguas e faz traduções às vezes. Fã de games, séries e filmes, está sempre em busca de aprender mais, especialmente sobre as áreas que lhe interessam. Seu sistema operacional favorito? Qualquer coisa que rode Linux!