Como economizar na hora de escolher um plano de saúde? VEJA DICAS!
Você procura saber como economizar na hora de escolher um plano de saúde? Então precisa conferir algumas dicas muito importantes!
Ao longo dos últimos anos, a mensalidade em planos de saúde aumentou muito em diferentes faixas etárias, inclusive com os jovens e sobretudo após a pandemia de Covid-19.
Por isso, antes de escolher um plano, é preciso levar muita coisa em consideração; confira algumas dicas:
1. Defina do que você precisa
Antes de começar a pesquisar planos de saúde, avalie bem suas necessidades médicas. Faça perguntas como:
- Com que frequência você e sua família vão ao médico?
- Há alguma necessidade especial?
- Há algum tipo de especialidade em foco?
- Você precisa fazer algum rastreio de saúde?
- Faz algum tratamento de rotin?
A partir disso, você pode entender melhor do que precisa, buscando planos e pacotes de saúde com os benefícios que você precisa.
2. Faça comparações sem pressa
A comparação é uma das etapas mais importantes na escolha de um plano de saúde.
Para isso, você pode pesquisar na internet em um comparador online ou ir diretamente de site em site, anotando tudo sobre os preços e sobre as coberturas.
Avalie bem porque, em muitos casos, um plano mais barato pode ser básico demais e não te atender. Saiba também que pode haver muita diferença de preço em relação de uma marca à outra.
3. Entenda a carência e os reajustes
A maior parte dos planos de saúde têm períodos de carência para procedimentos. Isso quer dizer que você precisará esperar um tempo a partir da contratação para os serviços.
Assim, deverá levar em conta a carência, sabendo tudo sobre a política. Além disso, verifique os reajustes anuais e sem impacto ao longo dos anos, tendo em mente que o preço vai subir de tempos em tempos.
4. Saiba tudo sobre a rede credenciada
A rede de prestadores de serviços de saúde é um ponto crucial a ser considerado. Um plano com uma ampla rede de hospitais, clínicas e laboratórios pode ser mais vantajoso, pois garante mais opções de atendimento e pode evitar custos adicionais com consultas fora da rede.
Certifique-se de que os principais serviços e especialistas que você utiliza ou possa precisar estejam cobertos pelo plano.
5. Considere diferentes opções de planos
Você não precisa buscar apenas os planos individuais, visto que há boas opções de planos em grupo.
Nesse sentido, os planos coletivos, oferecidos por empresas ou associações, muitas vezes têm um custo mais acessível do que os individuais.
Se você é funcionário de uma empresa ou membro de uma associação que oferece planos de saúde coletivos, aproveite essa oportunidade.
Outra opção é o plano ambulatorial, uma alternativa mais econômica, fazendo a cobertura de consultas, exames e outros serviços.
Dessa maneira, não oferece a mesma abrangência de um plano completo, mas pode trazer boas condições para quem precisa mesmo economizar.
6. Considere um plano regional
Se você trabalha mais fixamente em uma mesma cidade, pode considerar um plano regional.
Quem não sai muito com frequência pode buscar uma opção com abrangência em uma única região, o que normalmente é mais barato frente aos planos nacionais.
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.