Conexão para todos! Governo oferece chips de Internet gratuitamente
Fique conectado: governo brasileiro oferece chips de internet gratuitamente; saiba se você é um dos selecionados.
O Programa Internet Brasil do governo federal distribui chips 100% gratuitos para oferecer acesso à internet aos cidadãos, com milhares de chips já entregues.
Presente ainda em poucas cidades, a iniciativa do governo procura expandir o alcance já nos próximos meses, e você pode conhecer tudo!
Conheça o Programa Internet Brasil
O Programa Internet Brasil é uma iniciativa do governo federal para distribuir chips de graça para os estudantes brasileiros.
O objetivo é justamente propiciar o acesso à internet a partir de qualquer lugar, facilitando para os estudos pela web, tão em alta após a pandemia de Covid-19.
Dessa maneira, o programa oferece um chip neutro, sem operadora, que vem com conexão à internet e pode realizar a portabilidade para Vivo, Oi, Claro e qualquer outra operadora no mercado brasileiro.
Quem pode pedir o chip de graça do governo?
O chip é voltado para os estudantes da rede pública de ensino no país; veja outros critérios para conseguir o chip:
- Estar devidamente registrado no CadÚnico, sistema que distribui os benefícios sociais do governo;
- Ter acesso a um dispositivo móvel;
- Ser aluno devidamente matriculado na rede pública de ensino a partir do 3º ano;
- Atender aos critérios de distribuição específicos da escola;
- Não ter recebido chip de nenhum outro programa social do governo ou do município.
Que cidades já contam com o chip de graça gratuitamente
De acordo com o governo federal, o programa vem sendo implementado aos poucos, com prospecção para crescer ao longo do país nos próximos anos.
Até agora, foram mais de 10 mil alunos beneficiados em 9 cidades: Caicó/RN, Campina Grande/PB, Caruaru/PE, Juazeiro/BA, Mossoró/RN, Petrolina/PE, Araguari/MG, Conceição das Alagoas/MG e Uberaba/MG.
Dessa maneira, a proposta para os próximos anos, até mesmo para 2024, é atingir mais estados do Brasil para alcançar milhares ou milhões de estudantes.
Como receber o chip de graça do governo?
Devido à implementação gradual do programa, o governo tem liberado as inscrições, inicialmente, para as Secretarias de Educação.
Nesse sentido, as Secretarias definem critérios de participação para as escolas e indicam escolas participantes.
No nível escolar, é preciso participar do Programa Dinheiro Direto na Escola, definindo os próprios critérios para os alunos e indicar esses alunos.
Assim, quando uma secretaria indica e a escola está devidamente registrada para participar do programa, poderá indicar os alunos para receber o chip.
É de competência da própria escola fazer a gestão e distribuir os chips assim que receber os produtos diretamente do governo federal pelas Secretarias.
Por fim, os alunos precisam cumprir os requisitos básicos, sinalizar interesse à escola e assinar o termo de adesão para ficar como chip.
Posso usar o chip para o que quiser?
Em primeiro lugar, o governo indica que mais de um aluno da mesma família pode solicitar o chip, não tendo limite para o número de integrantes.
Além disso, o governo não sinaliza um uso específico para o chip, podendo funcionar para acessar a plataformas da escola ou para outros usos.
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.