Conta de Luz Alta? Lula Anuncia Esforços para Reduzir Preços!
Você sentiu a conta de luz mais alta? Entenda como o governo pode tomar atitudes para suavizar os preços!
Ao longo dos últimos meses, os brasileiros notaram um aumento cada vez maior na conta de luz. Recentemente, o presidente Lula tem falado sobre os esforços para abaixar os preços; entenda o que pode ser feito!
A conta de luz ficou mais cara?
O Brasil enfrenta uma escala de preços em muitos setores, inclusive os mais relevantes para o dia a dia dos brasileiros, como a própria cesta básica com os itens em aumento.
Outros campos que têm registrado aumento são nas contas. E no que se refere à luz, os brasileiros já vinham reclamando de valores altos.
E a partir de julho, a perspectiva é de um novo aumento. Isso porque já foi anunciado que o país terá bandeira amarela a partir de julho.
Isso deve representar um aumento importante no valor final, visto que a bandeira amarela encarece o valor do kWh consumido em todo o país.
Veja a fala do presidente Lula
Recentemente, durante lançamento do programa Minha Casa Minha Vida no estado de MT, o presidente Lula comentou sobre os valores da conta de luz:
“A gente precisava resolver o problema habitacional das pessoas mais humildes, que muitas vezes não podem pagar o aluguel e, quando pagam o aluguel, não podem pagar a conta de luz, que está cara. Eu estou brigando para baixar a conta de luz nesse país para o povo pobre”, citou Lula durante o evento.
A fala do presidente pode impactar diretamente nas políticas públicas, mas ainda é preciso aguardar os desdobramentos.
O que pode ser feito para reduzir o preço da conta de luz?
Em primeiro lugar, é preciso entender do que é composto o cálculo da conta de luz.
Nesse sentido, a tarifa da energia elétrica engloba custos de aquisição de energia e custos de distribuição e perda de energia. Além disso, incide também impostos e taxas que incidem no final para o trabalhador brasileiro.
Em termos de impostos, são inseridos PIS, COFINS, ICMS e COSIP, trazendo taxas de níveis federal, estadual e municipal.
Ainda no começo de 2024, o governo anunciou que pretendia pagar uma dívida com as empresas de energia, o que poderia reduzir em até 3,5% do preço da conta de luz.
Resolver essas penderências de garantias de pagamentos já é um passo importante para reduzir. Além disso, é possível reduzir as tarifas dos impostos que incidem sobre a conta.
Porém, isso traz uma série de novos cálculos para o orçamento dos estados, municípios e governo federal.
De toda maneiram uma busca pela redução da tarifa da conta de energia é de esforço múltiplo entre as forças envolvidas, pedindo uma comunicação intensa entre diferentes frentes de entidades públicas.
Como economizar energia?
Economizar energia é essencial para reduzir custos e ajudar o meio ambiente. Para isso, algumas práticas simples podem fazer diferença.
Desligue aparelhos eletrônicos e luzes quando não estiverem em uso. Invista em lâmpadas de LED, que são mais eficientes e duráveis.
Aproveite ao máximo a luz natural, abrindo cortinas durante o dia. Ao utilizar eletrodomésticos, como máquina de lavar e ferro de passar, prefira horários fora do pico.
Além disso, verifique a vedação das portas e janelas para evitar perda de ar condicionado ou aquecimento. Pequenas mudanças nos hábitos diários podem resultar em grande economia de energia.
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.