CPF negativado? Saiba como consultar e limpar seu nome rapidamente

Sem dúvida, ter o CPF negativado cria uma série de barreiras, principalmente em termos de serviços relacionados a crédito.

Mas felizmente, você pode reverter essa situação, e é sobre isso que falaremos neste artigo!

Você verá como consultar o CPF negativado, como a inadimplência pode acabar com sua saúde e os passos para limpar seu nome.

Uma pessoa preocupada com alguns boletos na mão, vendo seu CPF negativado
Imagem: Reprodução/Freepik – Edição/Brasileiro Trabalhador

Como descobrir se o CPF está sujo?

Se você quer regularizar a situação do seu nome, consultar se o seu CPF está negativado é o primeiro passo!

A boa notícia é que existem diferentes maneiras de realizar esta consulta.

Os sites de proteção ao crédito, ou seja, plataformas como Serasa, SPC e Boa Vista permitem fazer esta consulta de graça.

Além disso, estes serviços estão disponíveis em aplicativos, tornando o processo ainda mais acessíveis.

Mas se você preferir um meio mais convencional, é possível se dirigir aos Correios ─ o que tem uma pequena taxa de R$ 7.

Alguns bancos podem oferecer o serviço de consulta através do internet banking, mas é necessário verificar a disponibilidade em seu seu app.


Como a inadimplência pode afetar sua saúde?

É cada vez mais importante alertar que a inadimplência não afeta apenas suas finanças. Pesquisas recentes reforçam esta questão com números expressivos.

Os dados a seguir são de um levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas.

O levantamento foi feito com pessoas que estão ao menos três meses endividadas. Abaixo destacamos os dados para facilitar a visualização:

  • 82% dos participantes foram afetados na saúde física ou mental:
    • 66% tiveram mudanças no sono;
    • 60% perderam a vontade de socializar;
    •  51% notou menor apetite.
    • 37% descontaram a ansiedade em vícios como cigarro, comida ou álcool;
    • 26% recorreram às compras impulsivas.
  • 97% dos entrevistados relataram efeitos negativos:
    • 84% ficaram preocupados;
    • 74% tiveram ansiedade;
    • 65% se viram mais irritados ou com menos paciência;
    • 64% sentiram vergonha;
    • 64% angustiados.

Fonte: CNDL


Como limpar o nome negativado?

Depois que vimos como esta é uma questão séria, vamos te mostrar os principais passos para limpar seu CPF negativado.

Você já sabe que o primeiro passo é verificar a situação do seu CPF, junto com isso, faça um levantamento de todas as suas dívidas.

Então, é hora de partir para a negociação das contas abertas. Neste momento você pode procurar pelo credor e verificar se ele não apresenta alguma condição melhor para o pagamento.

Os feirões Limpa Nome também são ótimas oportunidades. Estes eventos ocorrem através de iniciativas de empresas como Serasa ou instituições como a Caixa Econômica Federal.

Você também pode considerar fazer a portabilidade da dívida. Ou seja, levá-la para outra instituição que forneça melhores condições para quitar a pendência.

Você também não pode deixar de usar plataformas de negociação. Neste caso, sites como o Serasa Limpa Nome e o Consumidor Positivo (Boa Vista) são ótimas opções.

Após negociar sua dívida, inicie o pagamento dos acordos. É vital pagar em dia esta nova dívida, pois, isso afetará positivamente seu score de crédito a longo prazo.


Quais são os benefícios de limpar seu nome?

Depois que você limpa o seu nome, alguns serviços na internet ficam disponíveis ou trazem melhores condições do que quando o seu CPF estava negativado.

De fato, o destaque fica com o acesso a crédito facilitado. Com o CPF limpo, as chances de conseguir empréstimos, financiamentos e cartões de crédito são muito maiores.

Outro ponto são as melhores condições de pagamento, o que dá a oportunidade de acessar prazos mais confortáveis, juros menores e parcelamentos mais acessíveis.

Ao limpar seu nome, o Score de crédito aumenta, elevando a sua reputação financeira restaurada em questões de confiança do mercado.

Hoje entendemos como o CPF negativado atrai uma série de dificuldades, no entanto, tem como resolver esta questão.

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender como passar por esta fase. Lembrando:

  1. Consulte a situação do seu CPF;
  2. Negocie as dívidas;
  3. Adote práticas para manter o nome limpo.
Moysés Batista
Escrito por

Moysés Batista

Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atuando como Redator Web nos últimos quatro anos, entregou mais de 10 mil artigos em SEO. Hoje, escreve diariamente para o Brasileiro Trabalhador. Além de artigos otimizados, escreveu livros como Ghost Writer, trabalhos acadêmicos, cursos, roteiros para canais do YouTube, entre outros tipos de textos, colaborando com dezenas de clientes dentro e fora do Brasil.