Cuidado! Fake news sobre Bolsa Família pode ter enganado você
Tenha Cuidado! Você pode ter caído em uma fake news sobre o Bolsa Família; confira!
Uma notícia falsa circulou recentemente pelas redes sociais, informando erroneamente o anúncio de que o Bolsa Família teria acabado, enganando milhões de pessoas; confira a notícia!
O que dizia a notícia falsa?
Segundo a notícia, Lula e Fernando Haddad teriam decretado o fim do Bolsa Família, extinguindo o benefício social do governo que auxilia mais de 20 milhões de pessoas.
Esse tipo de notícia vai e volta de tempos em tempos, com o claro intuito de alarmar a população e, em alguns casos, até aplicar golpes.
Por isso, é bem comum ver uma variação dos textos, criando diversos motivos para o fim do Bolsa Família.
Inclusive, as versões podem até incluir informações reais. Recentemente, o governo anunciou uma redução do orçamento em diferentes setores.
Além disso, há a expectativa para a realização do pente-fino do BPC. Os produtores da notícia falsa se aproveitam desses fatos para construírem a própria narrativa.
Qual a verdade sobre o Bolsa Família?
Até o momento, não há nenhuma intenção do governo federal em acabar com o Bolsa Família, e todas as notícias nesse sentido são falsas.
Não há também planos para redução ou para cortes, deixando claro que o benefício segue normalmente para o público.
Veja os golpes com as notícias falsas
Os criminosos aproveitam a disseminação de notícias falsas para aplicar golpes aos cidadãos.
Nesse sentido, pode acontecer de um beneficiário receber uma mensagem SMS no celular com um tom alarmista, informando que o benefício está para terminar e que precisa tomar uma atitude.
Geralmente, a mensagem vem acompanhada por um link malicioso, que pode roubar informações confidenciais quando você clica e/ou informa os dados.
As mensagens também pode dizer que os dados estão desatualizados ou que o governo cortou o benefício, como a imagem a seguir:
O que fazer?
No caso das notícias falsas, procure sempre procurar portais confiáveis para se informar.
Uma notícia de tamanha magnitude, como o encerramento do benefício mais importante no país, seria capa dos jornais o tempo todo.
Por isso, quando receber esse tipo de informação, procure fazer uma checagem em grandes canais, além de acessar as páginas oficiais do governo.
Todos os comunicados são feitas em plataformas como GOV.BR e site oficial da Caixa.
Como proteger-se de golpes?
O Bolsa Família reforça que não envia esse tipo de comunicação por SMS e nem por ligação.
Para ter acesso a informações de seu cadastro e do recebimento do benefício, você pode consultar o Caixa Tem.
Por sua vez, o sistema do Bolsa Família pode enviar cartas diretamente para o endereço cadastrado, via Correios e com procedência confirmada do governo federal.
Há também a possibilidade de solicitar um atendimento na Caixa Econômica ou no CRAS.
Portato, ao receber qualquer mensagem de tal natureza, não clique no link nem envie informações confidenciais, visto que os golpistas podem utilizar os seus dados para a infração de crimes.
O mais indicado é buscar canais oficiais de notícias e se proteger.
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.