Direitos INSS para Pessoas com Síndrome de Burnout 2023: Direitos e Benefícios

Tadeu Castro

26 de outubro de 2022

Saber dos direitos INSS para pessoas com Síndrome de Burnout 2023 é uma das dúvidas de muita gente. Por isso, trouxemos detalhes sobre os benefícios e o que fazer para conseguir os direitos INSS para pessoas com Síndrome de Burnout 2023. Então, veja mais detalhes a seguir.

Direitos INSS para pessoas com Síndrome de Burnout 2023

Direitos INSS para pessoas com Síndrome de Burnout 2023 Imagem: Vida Saudável

Direitos INSS para pessoas com Síndrome de Burnout 2023

A Síndrome de Burnout é uma doença no qual o funcionário se vê em uma condição de exaustão extrema que o impede de realizar as funções no ambiente de trabalho e precisa de afastamento.

A doença também é conhecida como síndrome do esgotamento profissional. Entretanto, o que poucas pessoas sabem é que adoecidos pela síndrome de Burnout podem solicitar benefícios do INSS.

Caso este seja o seu problema, é importante lembrar que a doença só vem à tona após carga exaustiva de trabalho, assédio moral, psicológico e metas totalmente abusivas.

Imagem: Redededor

Mediante as situações citadas, a Organização Mundial da Saúde determina que esta é uma doença de caráter ocupacional.

Por ser uma doença de trabalho você pode conseguir ser amparado pelo INSS por meio do auxílio-doença.

Este é um benefício de incapacidade temporária pago ao segurado do INSS, ou seja, pessoas que estão no mercado de trabalho formalmente.

Imagem: Extra

Sendo assim, se você estiver afastado das atividades laborais por mais de 15 dias sendo eles ininterruptos ou não o auxílio doença poderá ser disponibilizado. É válido lembrar que o prazo é de 60 dias.

 É importante destacar que os microempreendedores individuais e os chamados segurados facultativos, aqueles que contribuem com a Previdência de forma individual, também tem direito ao benefício desde que comprovado.

Veja mais detalhes e saiba como comprovar os direitos INSS para pessoas com Síndrome de Burnout 2023.


Como provar que estou com Síndrome de Burnout?

Para receber o benefício, é preciso comprovar a condição junto ao INSS. Inicialmente é preciso que seja feito um diagnóstico por um profissional no qual vai avaliar as condições do paciente.

O psiquiatra ou terapeuta são as pessoas capacitados para realizar esse tipo de diagnóstico. Os principais sintomas são falta de identificação no trabalho, exaustão e sensação de incapacidade.

O tratamento é feito com terapia e muitas vezes para diminuição dos sintomas será necessário o uso de medicamentos. Mediante os dados citados, caso você precise solicitar o benefício é necessário cumprir os requisitos:

  •  Ser segurado do INSS;
  •  Ter contribuído pelo prazo mínimo de doze meses;
  •  Estar incapacitado para as atividades laborais no prazo máximo de 15 dias consecutivos ou não obedecendo o prazo máximo de 60 dias.

Imagem: Pexels 

Continue acompanhando mais detalhes e saiba como solicitar o benefício junto à Previdência Social.


Solicitar o benefício para pessoas com Síndrome de Burnout 2023

Para solicitar o benefício é preciso realizar o agendamento prévio por meio do portal do INSS, aplicativo meu INSS ou através do telefone 135. Para realizar o agendamento basta seguir o passo a passo abaixo:

Imagem: Meu INSS

  • Faça o login dos Campos indicados;
  • Clique em agendar perícia;
  • Vá para novo requerimento;
  • Clique em perícia inicial ou perícia de prorrogação;
  • Siga demais requisitos na tela.

Para que o benefício seja liberado é necessário que você passe por uma perícia do INSS. No momento do atendimento esteja em mãos todos os documentos que comprovem a sua condição.

Além dos documentos de identificação com foto e carteira de trabalho, leve também receitas médicas prontuários e laudos médicos.

Para mais detalhes sobre os direitos INSS para pessoas com Síndrome de Burnout 2023,  continue acompanhando este portal. 

Tadeu Castro
Escrito por

Tadeu Castro

Tadeu Castro é formado em Direito e graduando em Jornalismo. Atua como redator desde 2018 e está sempre pesquisando sobre os direitos dos aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS, afim de reunir e compartilhar informações atualizadas e confiáveis para nossos leitores.