Perícia INSS 2023: Como Funciona? Agendamento e Documentos

Tadeu Castro

25 de janeiro de 2022

A perícia INSS 2023 é um dos procedimentos utilizados pelo órgão a fim de identificar beneficiários, manter os valores pagos e evitar fraudes. Por conta disso, separamos alguns esclarecimentos sobre a perícia INSS 2023, assim como agendamentos e documentos para realizar a solicitação. Confira a seguir.

Perícia INSS 2023

Perícia INSS 2023

O que é perícia do INSS?

A perícia INSS 2023 é um dos procedimentos obrigatórios para recebimento de alguns benefícios do órgão.

Vale lembrar que a perícia do INSS é uma avaliação realizada por um profissional médico autorizado pelo INSS, que por meio da avaliação realiza o diagnóstico do paciente.

A perícia do INSS serve para identificar o real quadro clínico do beneficiário, analisar o problema e dar o veredito levando em consideração a gravidade da doença e a relação com o trabalho antes realizado.

Através da perícia médica do INSS, o profissional avalia a gravidade da lesão, o momento em que a situação ou problema foi agravado ou se iniciou, e a incapacidade previdenciária, mais conhecida como invalidez.

É importante lembrar que a perícia do INSS é realizada por um profissional, já a avaliação biopsicossocial é realizada por um conjunto de profissionais a fim de identificar se o indivíduo deve ou não ser inscrito no BPC LOAS, por exemplo.

perícia INSS 2023

✓ Os leitores deste artigo também acessam:

A perícia do INSS também serve para fazer uma análise generalizada do caso, entretanto, os tipos de atendimento variam a depender do auxílio-doença, auxílio-acidente, entre outros tipos. Veja a seguir mais detalhes e saiba como funciona a perícia INSS 2023.


O que é perícia judicial?

É importante lembrar que há uma diferença entre perícia médica e perícia judicial. O serviço de ordem jurídica é realizado por um juiz no qual não pode ter nenhum vínculo com o INSS.

Esse recurso é usado quando o pedido de assistência do INSS é negado, sendo preciso, abrir uma ação para recorrer da decisão anterior. 

Apesar do processo de perícia médica ser similar (já que há análise e avaliação dos dados das informações prestadas), a forma de decisão pode se diferir.

Isso explica principalmente pelo fato que uma perícia judicial avalia todo o procedimento, assim como os motivos pelos quais a solicitação anterior foi de fato negada. É válido mencionar que a perícia INSS 2023  precisa ser agendada.

O processo de agendamento pode ser feito de forma remota através dos aplicativos, pelo telefone 135 ou de forma presencial em uma das agências da Previdência.

perícia INSS 2023

✓ Veja os artigos mais acessados do nosso site:


Como agendar a perícia INSS 2023 pela internet

Como mencionado, o procedimento pode ser realizado através da internet. Essa é uma facilidade para a população, já que não precisarão se deslocar apenas para agendar.

Para agendar a perícia INSS 2023 pelo site, basta seguir o passo a passo abaixo:

  •  Clique em Previdência;
  •  Vá para comunicações e requerimentos;
  •  Clique em marcar perícia médica do INSS e vá para iniciar;
  •  Clique em agendar perícia informe os dados pedidos 

O agendamento também pode ser realizado através do aplicativo Meu INSS. Para que a solicitação seja feita, além do download, é necessário realizar um cadastro prévio e acessar com login e senha.

Por meio dessa ação, todos os serviços do INSS são liberados no aparelho celular do beneficiário. Isso gera a possibilidade de atendimento remoto, agendamento, visualização de extratos, consultas e acompanhamento de solicitações. 

A perícia médica do INSS é obrigatória em caso de aposentadoria por incapacidade permanente, suspensão da aposentadoria por incapacidade, permissão da aposentadoria de pessoa com deficiência, concessão de benefícios como auxílio-acidente, auxílio-doença, entre outros.

 

Os documentos podem variar a depender do tipo de solicitação, porém entre os documentos citados estão RG, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho e um formulário que é preenchido após o atendimento de agendamento da perícia.

Para mais detalhes sobre a perícia INSS 2023, continue acompanhando este Portal.

Tadeu Castro
Escrito por

Tadeu Castro

Tadeu Castro é formado em Direito e graduando em Jornalismo. Atua como redator desde 2018 e está sempre pesquisando sobre os direitos dos aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS, afim de reunir e compartilhar informações atualizadas e confiáveis para nossos leitores.