Esse novo golpe do Pix pode fazer você perder dinheiro sem saber

Você sabia que esse novo golpe do Pix pode fazer você perder dinheiro sem saber e ainda ter grandes problemas? 

Esse novo golpe do Pix pode fazer você perder dinheiro sem saber
Foto: Agência Brasil

O novo ‘golpe do Pix errado’ tem feito muitas vítimas ultimamente no país, principalmente por ser enganoso no primeiro momento ao parecer que não terá perda de dinheiro.

Na verdade, o crime trabalha com dois fundamentos: a boa vontade do cidadão e o próprio mecanismo de defesa do Pix, e você pode ver em mais detalhes como funciona e como se proteger!

Como funciona o novo golpe do Pix?

O novo golpe do Pix tem uma estratégia bastante engenhosa. E começa com a pessoa recebendo um Pix desconhecido em sua conta.

Normalmente, o valor pode ser mais baixo ou muito alto, visto que não é possível precisar exatamente. Porém, vamos pensar no exemplo de mil reais.

Logo na sequência, a pessoa recebe uma ligação (sendo então um golpe mais comum para quem usa o telefone de chave Pix) solicitando a devolução do dinheiro.

O mais comum é que esse contato seja ‘amistoso’, com o golpista apostando no convencimento psicológico. Para isso, diz que foi um erro e que está precisando urgente do dinheiro para algo emergencial, sem poder esperar a devolução do banco.

Assim, pensando em estar simplesmente adiantando-se ao banco, a pessoa reenvia o dinheiro. Normalmente, o criminoso pede que o dinheiro seja enviado para outra chave diferente do suposto erro.

E como perde dinheiro com o golpe do Pix errado?

Em um primeiro momento, o golpe do Pix parece inofensivo, afinal, você está apenas mandando um dinheiro que chegou até si, correto? Errado, na verdade, um mecanismo do MED do Banco Central permite a perda financeira.

O Mecanismo Especial de Devolução é um sistema do Banco Central para julgar ocorrências de golpes de maneira mais otimizada, permitindo que os próprios usuários denunciem movimentações estranhas.

Ao mesmo tempo em que tenta convencer a vítima, o golpista também denuncia o golpe para o MED.

Por mais que não haja uma lei específica, a legislação diz que o cidadão não pode ficar com o dinheiro que foi depositado de maneira errada. Assim, caso isso aconteça, é preciso devolver para a mesma conta.

Porém, o golpe solicita que o indivíduo mande o dinheiro para outra conta. Essa movimentação denunciada é vista como uma suspeita de golpe.

Portanto, o golpe do Pix errado usa a própria brecha para inverter a solicitação, dando a entender para o banco que a vítima é na verdade uma suspeita autora de golpe.

Ao fazer a verificação da conta da vítima, o banco notará que ela recebeu o dinheiro de uma chave e depois mandou para outra, algo que parece golpe. 

A partir disso, o banco irá retirar o dinheiro da conta da vítima e mandar para a chave Pix, a primeira que foi a original que mandou o dinheiro. Assim, o golpista fica tanto com o dinheiro devolvido quanto com os mil reais da vítima, conforme o exemplo.

E como agir para não sofrer o golpe?

De fato, você não pode ficar com o Pix enviado errado, afinal, pode não ser um golpe. Porém, a parte boa é que há outras maneiras de devolver o dinheiro.

O próprio sistema do Pix conta com opções de devolver, mandando o dinheiro para a mesma conta inicial. Ao verificar essa transação, o banco não entende como suspeita de golpe e não retira o dinheiro da conta.

Porém, caso não haja essa opção, o melhor é entrar em contato com o banco antes de fazer qualquer transação. De toda maneira, não envie uma nova transação para a chave informada pelos golpistas.

Gabriel Gonçalves
Escrito por

Gabriel Gonçalves

Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.