Evite cair na malha fina: conheça os 10 erros mais comuns na declaração do IR

Evite cair na malha fina, agora que a Receita Federal já está recebendo as declarações do Imposto de Renda 2025!

Se você também está se preparando para fazer sua declaração, então, não deixe de conferir alguns erros comuns que podem te jogar na malha fina, o que pode atrasar sua restituição ou até gerar multas.

mulher com a mão na cabeça desesperada; evite cair na malha fina
Imagem: Reprodução/Freepik – Edição/Brasileiro Trabalhador

Evite cair na malha fina: fuja desses erros

Sem enrolação, veja a seguir, o que fazer para evitar esse problema! Confira os erros mais frequentes e não deixe de declarar de maneira certa.

1. Omitir fontes de renda adicionais

Todo rendimento que você teve no ano deve estar na declaração. Dessa forma, é necessário incluir trabalhos temporários, aluguéis e aposentadorias acumuladas. Esquecer de incluir qualquer uma dessas receitas pode levar a penalizações.

2. PGBL e VGBL

Os planos de previdência privada possuem regras distintas, mas muitas pessoas o confundem. Você deve declarar o Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL), como despesa, o que permite a dedução. Já o Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL), entra na seção de bens e direitos, pois apenas seus rendimentos são tributáveis.

3. Declarar despesas educacionais indevidas

Atenção porque somente pagamentos para instituições de ensino regular, como escolas e faculdades, são dedutíveis. Cursos livres, como inglês e informática, não entram na lista de abatimentos.

4. Não declarar operações na bolsa de valores

Investimentos em ações e fundos negociados na bolsa devem ser informados, principalmente quando há venda e lucro.

5. Declarar bens pelo valor de mercado

Todo bem que você adquire, posteriormente, é necessário informá-lo pelo valor pago, ao invés do valor de mercado atua. Isso vale para imóveis e veículos, qualquer valor diferente pode gerar inconsistências e levar à retenção.

6. Informar despesas médicas não dedutíveis

Gastos com consultas, exames e tratamentos são dedutíveis, mas despesas com nutricionistas, massagistas e outros profissionais não médicos não podem ser abatidas.

7. Erros de digitação e inversão de números

Sabia que inconsistências no preenchimento dos valores são mais comuns do que parece? Pois, é, e a inversão de números pode distorcer os cálculos e gerar problemas na análise da declaração. Uma forma de minimizar as chances desse erro ocorrer, é usar a declaração pré-preenchida.

8. Duplicidade na declaração de dependentes

Se ambos os pais declararem o mesmo filho como dependente, a Receita Federal pode identificar a inconsistência e reter a declaração para averiguação. Conforme regra, apenas um dos responsáveis deve incluir o dependente no documento.

9. Omitir compra e venda de imóveis

Toda transação imobiliária deve ser informada, pois os cartórios comunicam essas operações à Receita. Aliás, se houver lucro na venda, o imposto devido precisa ser recolhido corretamente.

10. Não declarar a renda de dependentes

Caso o dependente tenha alguma remuneração, como um estágio ou trabalho esporádico, esses valores também entram na declaração. Afinal, a omissão pode gerar divergências nos dados e levar à malha fina.

Evite cair na malha fina aumentando a sua atenção durante o processo de preenchimento da declaração, e garantindo o cumprimento correto das regras fiscais.

Dessa forma, é importante conferir cada informação antes do envio, este simples cuidado reduz as chances de erros e garante mais tranquilidade na hora de prestar contas com a Receita Federal.

Quem mantém a atenção, sem dúvida, evita futuros problemas desnecessários!

Moysés Batista
Escrito por

Moysés Batista

Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atuando como Redator Web nos últimos quatro anos, entregou mais de 10 mil artigos em SEO. Hoje, escreve diariamente para o Brasileiro Trabalhador. Além de artigos otimizados, escreveu livros como Ghost Writer, trabalhos acadêmicos, cursos, roteiros para canais do YouTube, entre outros tipos de textos, colaborando com dezenas de clientes dentro e fora do Brasil.