PIX do Imposto de Renda FALHA e deixa milhares de clientes na mão

Diversas pessoas foram às redes sociais reclamar dos atrasos no pagamento após falha no Pix do imposto de renda. Os recursos estavam disponíveis desde a última sexta-feira, mas muita gente que optou pela restituição do IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física) via Pix não recebeu o dinheiro na hora!

Agência da Caixa Econômica Federal
Imagem: Paraná Educativa FM / Clientes da Caixa reclamam de falha no Pix do imposto de renda durante todo o final de semana

Usuários reclamam de falha no Pix para restituição do imposto de renda

Em 2024, os contribuintes puderam optar por receber o pagamento do primeiro lote da devolução do IR por transferência instantânea Pix.

Segundo a Caixa Econômica Federal, a responsável pela restituição do imposto, a modalidade iria garantir que os valores estivessem disponíveis assim que liberados, o que deveria ter acontecido no dia 31 de maio.

Porém, irregularidades no sistema causaram erros no pagamento, deixando milhares de pessoas sem receber.

A situação tornou proporções enormes, virando um dos principais assuntos nas redes sociais durante todo o fim de semana. Os contribuintes reclamavam de diversas formas e alguns chegavam até a fazer memes tirando sarro da situação.

Mas o caso foi sério e as pessoas chegaram até a cobrar os grandes veículos de comunicação que não estavam noticiando sobre o acontecido. O usuário @gLadys chamou a atenção da @GloboNews sobre a situação, aparentemente sem respostas.

O que disse a Caixa sobre o problema?

Em nota, o banco informou que já estava tomando providências e que os depósitos já tinham sido feitos para a maioria dos clientes.

Mesmo assim, até a manhã desta terça-feira, dia 4 de junho, um número grande de pessoas continuava reclamando de não ver o pagamento em seus extratos bancários.

Segundo o banco, com mais de 5,5 milhões de contribuintes contemplados e um total de R$9,5 bilhões devolvidos, esse primeiro lote da restituição é o maior já pago até hoje.

Já o número esperado de pessoas afetadas ultrapassa os 900 mil, quase 1/5 de todo mundo que ia receber. O conselho do banco é que as pessoas acompanhem a restituição pelos aplicativos ou Internet Banking.

Vale notar que o problema aconteceu apenas na Caixa e o banco do Brasil deixou claro, em nota, que a restituição aconteceu sem nem um problema para os seus clientes.

Quem recebe a restituição no primeiro lote?

O primeiro lote da restituição é destinado aos grupos de prioridade, como idosos e deficientes, que muitas vezes já contam com esses valores para cobrir despesas de maior urgência.

Devido às enchentes acontecendo no Rio Grande do Sul, os contribuintes do estado também estão na lista, com mais de 886 mil restituições, incluindo a de exercícios anteriores.

Confira abaixo a lista de quem recebe a restituição no primeiro lote:

  • Idosos acima de 80 anos;
  • Contribuintes entre 60 e 79 anos;
  • Profissionais que têm o magistério como maior fonte de renda;
  • Contribuintes do Rio Grande do Sul;
  • Pessoas com alguma deficiência física ou mental, ou moléstia grave;
  • Contribuintes que fizeram a declaração pré-preenchida ou escolheram receber a restituição via Pix.

E isso foi uma das coisas que os usuários do X, antigo Twitter, como o @cazealmeida, não deixaram passar em branco:

Incrível como estão abafando este escândalo que é o não pagamento pela CAIXA ECONÔMICA FEDERAL da restituição do IR! Lembro que este 1° lote engloba aposentados, pessoas com doenças graves e necessitados das enchentes no RS. Imprensa calada ! Vergonha ! Alô @CNNBrasil @GloboNews

Outras pessoas mencionaram como a falha no Pix do imposto de renda havia bagunçado suas contas.



Jaizon Carlos
Escrito por

Jaizon Carlos

Jaizon é redator de blogs desde 2019, já escreveu sobre vários temas, mas tecnologia é o seu assunto preferido. Também é ghostwriter, já deu aulas de línguas e faz traduções às vezes. Fã de games, séries e filmes, está sempre em busca de aprender mais, especialmente sobre as áreas que lhe interessam. Seu sistema operacional favorito? Qualquer coisa que rode Linux!