Farmácia Popular sofre corte de gastos! Confira as medidas tomadas pelo governo
Problema: Farmácia Popular sofre grande cortes de gastos em medidas tomadas pelo governo!
O Farmácia Popular é um dos principais programas do governo, focado na distribuição de remédios a preços baixíssimos ou até de graça, medida fundamental para a promoção da saúde pública.
Por conta dos cortes para a adequação do orçamento, o Farmácia Popular vem recebendo cortes; confira!
Farmácia Popular sofrerá cortes?
O governo Lula tem feito uma contenção de gastos na casa dos 15 bilhões, afetando a distribuição de algumas áreas.
Por sua vez, os ministérios foram responsáveis por encaminhar as reduções, sobretudo para a concessão de benefícios sociais oferecidos pelo país.
Recentemente, os órgãos definiram quase 13 bilhões de reais de congelamento, trazendo os cortes para diferentes segmentos do governo, e um deles pode ser na Farmácia Popular.
Entenda os cortes do Farmácia Popular
Anualmente, o Farmácia Popular tem um orçamento um pouco acima dos 5,2 bilhões de reais, sendo que quase 5 bilhões é apenas para as gratuidades, ou seja, os remédios que são distribuídos de graça.
De acordo com as últimas atualizações, o bloqueio poderia atingir até 36% do orçamento para um dos principais programas do governo.
Porém, em comunicado ao Uol, portal de notícias, o Ministério da Saúde afirmou que não haverá impacto na distribuição dos remédios gratuitos,
Segundo a entidade, os fundos tratam-se de uma reserva técnica disponibilizada pelo órgão, não comprometendo exatamente os valores a serem pagos.
O Ministério ainda citou que ainda é possível aumentar o orçamento por outros remanejamentos, principalmente por conta da importância do Farmácia Popular para o Brasil.
Que outros benefícios podem ser cortados?
As atualizações sobre os cortes do governo têm saído aos poucos, por isso você precisa ficar de olho nas notícias.
Até agora o que se sabe é que o Auxílio Gás sofrerá uma redução acima dos 500 milhões de reais, chegando até próximo dos 600 milhões, inclusive.
Por sua vez, haverá a incisão de cortes sobre concessão de rodovias por parte da União, o que pode alterar bastante a distribuição ao longo do país, o que deve acontecer em 2025.
Outro programa que sofrerá com os cortes é o Pé-de-Meia, distribuído para os alunos de todo o país, o que vem sofrendo bastante ao longo dos últimos meses.
Vão ter cortes no Bolsa Família?
Um dos benefícios que mais geram dúvidas no público é o Bolsa Família, principal programa em distribuição no país.
Por isso, a preocupação é com os cortes dos valores. Até agora, não tem nenhuma notícia certa sobre cortes no Bolsa Família, nem mesmo grandes revisões para o programa.
Quem passará por um pente-fino, na verdade, será o BPC, o Benefício de Prestação Continuada.
Ao longo dos últimos anos, teve um grande aumento dos pedidos e das concessões do BPC, pagamento de um salário mínimo para idosos e para pessoas com deficiência de qualquer idade.
De toda maneira, é preciso acompanhar o que o governo fará para revisar a distribuição de centenas de milhares de beneficiários, estabelecendo novos critérios para buscar fraudes e irregularidades.
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.