FGTS bate recorde e garante valor maior ao trabalhador
Você sabia que o FGTS pode bater recorde e garantir um dos maiores valores já vistos aos trabalhadores brasileiros?
De acordo com a atualizações recentes da Caixa, em 2023, o FGTS bateu o lucro recorde, acima dos 23 milhões de reais, tornando-se o maior já registrado até aqui; veja como isso faz a diferença para a sua vida?
Como funciona o FGTS?
O FGTS é um dos principais serviços do INSS, funcionando como o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Nesse sentido, trata-se de um recolhimento mensal de cerca de 8% do salário dos funcionários.
Como diz o próprio nome, o recurso vai diretamente para o fundo, ficando reunido justamente para diferentes momentos da vida do contribuinte brasileiro.
Por sua vez, quem faz a operação financeira do FGTS é a Caixa Econômica Federal. Assim, o FGTS funciona como uma espécie de poupança, só que de caráter obrigatório para o público.
Quando receber o FGTS?
Há diferentes situações em que você pode fazer o saque do FGTS, e a principal delas é no momento da aposentadoria, quando o valor é creditado para o contribuinte.
Você também pode pegar o dinheiro em momentos de fim de contrato de trabalho, recisão contratual por acordo, falecimento do titular, situação de calamidade e até para fazer financiamentos como o Minha Casa Minha Vida.
Além disso, mais recentemente conta com o saque-aniversário, permitindo que você tire até integralmente os valores creditados no FGTS.
Caixa bate recorde de lucro no FGTS
De acordo com a notícia, o lucro registrado do FGTS em 2023 foi de cerca de R$23,4 milhões, um recorde histórico que se coloca como um dos maiores já registrados.
Segundo a Caixa Econômica Federal, trata-se de um lucro recorrente próximo dos 17 bilhões de reais e com mais de 6,5 bilhões de resultado não recorrente.
A questão é que a Caixa Econômica repassa parte dos lucros obtidos para as contas dos beneficiários. Portanto, além dos 8% mensais já depositados, a sua conta também receberá pequenas porcentagens dos repasses dos lucros.
Assim, no dia 8 de agosto de 2024, haverá uma reunião do Conselho Curador do FGTS para verificar as porcentagens e as regras sobre a distribuição do lucro entre os cidadãos devidamente registrados.
Além disso, recentemente, houve uma nova deliberação para o benefício. De acordo com o STF, a correção mínima do FGTS tomará como base o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Isso quer dizer que sempre será preciso estar acima do índice IPCA.
O próprio lucro recorde do FGTS, então, pode dar uma boa subida nos valores. De toda maneira, o banco comunicará os ajustes.
Como receber o FGTS?
Atualmente, você pode fazer saques pelo aplicativo FGTS, de maneira totalmente digital, permitindo o acompanhamento da solicitação e sacar em contas de diferentes instituições.
Os trabalhadores brasileiros podem fazer o saque diretamente na boca do caixa, o que é menos prático do que o app, visto que é preciso agendar um atendimento presencial às unidades da Caixa.
Para fazer o saque, em qualquer tipo, é preciso apresentar Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Documento de Identidade e CPF.
Por sua vez, o valor do FGTS depende exatamente da situação trabalhista, podendo ser de zero até a integridade.
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.