FGTS: veja como antecipar valores pelo Caixa Tem para ter dinheiro rápido

FGTS: veja como antecipar valores pelo Caixa Tem para ter dinheiro rápido.

FGTS: veja como antecipar valores pelo Caixa Tem para ter dinheiro rápido
Foto: Edição BT

Você já sentiu vontade de tirar o saldo do FGTS em algum momento da vida?

Para ajudar a pagar as contas e a complementar o orçamento, há um recurso direto do governo para sacar antecipadamente parte do saldo.

Confira agora como funciona!

Conheça o saque-aniversário do FGTS

O saque-aniversário do FGTS é a modalidade legalizada para sacar parte dos fundos do FGTS anualmente pelo Caixa Tem.

Nesse sentido, ao escolher tal modalidade de saque, você pode receber uma parcela do Fundo todo ano, na ordem de acordo com a data de nascimento do trabalhador.

O saque-aniversário é uma boa maneira de antecipar um dinheiro, mas é preciso saber que os fundos serão debitados do saque.

Como antecipar o FGTS pelo Caixa Tem?

Você pode mudar a modalidade do FGTS para o saque-aniversário diretamente pelo Caixa Tem, fazendo o login na plataforma.

Na sequência, selecione o menu de “Sistemática de saque do seu FGTS”, escolhendo “optar pelo saque-aniversário”.

A partir disso, você mudará o perfil de saque-rescisão para saque-aniversário, com o pagamento anual.

Vale ressaltar que, após optar pelo saque-aniversário, o trabalhador brasileiro precisará cumprir uma carência de ao menos 2 anos para retomar a modalidade de saque-rescisão.

É possível pedir empréstimo com o saque-aniversário do FGTS?

Sim, o aplicativo do Caixa Tem permite a opção de “empréstimo saque-aniversário”, simulando o valor que pretende receber.

Essa pode ser uma modalidade de crédito interessante, tratando-se da antecipação do saque-aniversário para cobrir alguma emergência básica. 

 

Nesse sentido, o recurso permite a antecipação do dinheiro em momentos de necessidade, com taxas de juros mais baixas em comparação com outras opções de crédito.

Por sua vez, tanto o saque-aniversário quanto a antecipação do FGTS reduzem o saldo do FGTS.

Além disso, por mais que sejam mais baixos do que outros programas, há a cobrança de juros em cima dos valores do empréstimo.

Vale a pena optar pelo saque-aniversário?

Antes de buscar um empréstimo de adiantamento do saque-aniversário, é preciso verificar se vale a pena solicitar o saque-aniversário.

Nesse sentido, a opção é alvo de críticas, sendo que a principal desvantagem do saque aniversário é justamente a redução dos fundos disponíveis.

Portanto, o trabalhador precisará saber que no momento de fazer um financiamento imobiliário ou ser demitido, haverá o débito do saque-aniversário constando no saldo do FGTS.

Governo quer acabar com o saque-aniversário

O governo Lula já deixou claro que pretende rediscutir a oferta do saque-aniversário

E os motivos são justamente a redução dos fundos emergenciais, principal objetivo do FGTS. Além disso, o governo cita a falta de dinheiro para financiar as próprias iniciativas como o Minha Casa Minha Vida.

Para o lugar, o governo rediscute o uso do FGTS para conseguir empréstimos consignados, com desconto direto na folha.

A medida visaria preservar os fundos do FGTS para situações emergenciais, além de deixar dinheiro em caixa para os financiamentos imobiliários e outros usos do FGTS.

Porém, a discussão ainda vai longe ao longo do ano de 2025. 

Gabriel Gonçalves
Escrito por

Gabriel Gonçalves

Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.