Fim do Bolsa Família? Governo toma decisão impactante
Será que teremos o fim do Bolsa Família? Governo toma decisão impactante!
Nas últimas semanas, o público brasileiro tem comentado bastante sobre um suposto fim do Bolsa Família, mas será que o benefício vai acabar? Entenda agora!
O Bolsa Família vai acabar?
Não, o Bolsa Família não vai acabar. O programa é um dos maiores benefícios sociais da história do Brasil, e não há nenhuma projeção de acabar com o benefício.
Isso porque o Bolsa Família é uma renda muito importante para a economia brasileira, auxiliando milhões e milhões de pessoas.
Portanto, o encerramento de um programa de tanto sucesso como o Bolsa Família causaria um impacto financeiro e social gigantesco.
Logo, os beneficiários do Bolsa Família podem ficar tranquilos que não haverá um encerramento total do benefício nos próximos anos.
Entenda a decisão do governo para 2025
No entanto, ao longo dos últimos meses, o governo vem sofrendo para encaixar as contas no orçamento.
Para isso, haverão cortes em diferentes áreas do governo brasileiro, visando justamente se adequar às condições financeiras atuais.
E com o Bolsa Família não será nada diferente, e o governo já anunciou que realizará um pente-fino no Bolsa Família, o que pode sim resultar em cortes.
Como funcionará o pente-fino do Bolsa Família?
A partir de janeiro de 2025, o governo brasileiro irá realizar um pente-fino no Bolsa Família.
O objetivo é justamente encontrar irregularidades e dar uma enxugada no orçamento com o corte de milhares de contas do programa.
Isso porque a proposta é de uma redução de pouco mais de 2 bilhões de reais para o orçamento de 2025.
A motivação do pente-fino, além da adequação dos gastos, é no crescimento das suspeitas de irregularidades no CadÚnico, sobretudo de famílias que estão com os dados desatualizados.
Passo a passo do pente-fino do Bolsa Família
Em um primeiro momento, o governo deve realizar cruzamentos de dados com outros serviços para ter acesso a informações sobre as famílias.
O CadÚnico é o cadastro mais importante para o benefício, mas o governo tem acessos a outras fontes de informação para entender o perfil dos beneficiários.
Em caso de inconsistências ou falta de dados por conta da desatualização do cadastro, o governo pode fazer convocações para resolver o problema.
Por outro lado, caso o governo encontre irregularidades e constate fraude, pode promover o cancelamento permanente do benefício social, inclusive com implicações penais em casos de falsificação.
Cuidado com os golpes e saiba como saber se foi convocado!
As notícias falsas ao longo das últimas semanas sobre o cancelamento do Bolsa Família também vêm acompanhadas das tentativas de golpes.
Em primeiro lugar, o pente-fino deve começar de fato em janeiro de 2025. Então, até lá, a tendência é de não haver grandes novidades.
Por isso, caso receba mensagens, e-mails e ligações alarmistas, não caia nos pedidos de envio de dados ou de clique em links maliciosos.
O governo faz comunicação direta por outros canais mais seguros, como até o envio de cartas ou mensagens pelo Caixa Tem.
Além disso, o beneficiário pode falar com o atendimento da Caixa Econômica Federal ou dirigir-se à uma unidade do CRAS, por exemplo.
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.