Golpe das reservas falsas: cuidado com pousadas e Pix
Golpe das reservas falsas: cuidado com pousadas e Pix.
O universo dos golpes está cada vez mais arrojado, fazendo vítimas em diferentes áreas e tornando o dia a dia perigoso.
E o cenário de pousadas e hotéis não é nada diferente. Veja agora o mais novo golpe em hospedagem!
Golpistas criam “pousadas fake” para roubar dinheiro das vítimas
Um novo golpe já fez mais de 25 vítimas no país ao oferecer estadias muito baratas para ficar em pousadas e em hotéis.
No geral, os anúncios foram oferecidos nas redes sociais, com valores de diárias muito baratos e abaixo do normal, inclusive com fotos e vídeos do local.
O problema é que tanto a pousada quanto a reserva eram falsas, com a única intensão de roubar dinheiro via Pix.
A notícia recente do golpe aconteceu em Brazilândia, no Distrito Federal, mas pode estar próximo de fazer vítimas em todo o Brasil, principalmente por conta do período de férias.
Como funciona o golpe?
Em primeiro lugar, os golpistas criam páginas falsas e divulgam nas redes sociais, por meio de anúncios ou posts pagos.
Esses anúncios trazem ofertas muito tentadoras, com bons quartos em ótimas pousadas com valores muito abaixo do mercado, principalmente ao usar as promoções da Black Friday.
A criação falsa traz até atendimento por chat e e-mail dos criminosos se passando por funcionários para aumentar a confiança das vítimas.
E o golpe é concluído com o pedido de um pagamento via Pix para confirmar a reserva. Após receber o dinheiro, o falso atendente da pousada simplesmente some e para de responder a vítima.
As pousadas “falsas” realmente existem?
De acordo com a Polícia de Goiânia, que desmantelou a quadrilha com mandados de prisão, as imagens e vídeos usadas em anúncios são de pousadas e hotéis reais.
No entanto, as pousadas também são vítimas dos golpes, visto que os criminosos se apropriam das fotos reais para a criação dos anúncios falsos.
Segundo a Polícia, muitas pousadas receberam pessoas indignadas com o golpe, mas sem ter culpa do processo, visto que as imagens dos locais também foram roubadas pelos criminosos.
Golpe escancara problemas do Pix
O golpe com as diárias em pousadas expõe as fragilidades do Pix, visto que a pessoas têm sido alvo de muitos golpes diariamente.
A facilidade para enviar e receber dinheiro beneficia compradores e lojistas, mas apresenta seus problemas. E muito se reclama da dificuldade de identificar ações fraudulentas de imediato.
Além disso, os golpes usam de convencimento da vítima e não de roubo de identidade, tornando ainda mais difícil os estornos.
O caminho mesmo contra esses golpes é identificar as quadrilhas e impor a lei sobre os criminosos para evitar a prática sobre os brasileiros.
Como se proteger de golpes com falsas reservas?
Em primeiro lugar, não acredite em promoções muito baixas, principalmente nas redes sociais.
Antes de reservar um quarto em pousada ou em hotel, procure as páginas oficiais dos estabelecimentos. E mesmo quando achar, veja as reviews do local.
Há alguns serviços como Airbnb e Booking.com que são mais confiáveis, mas ainda vale a pena buscar os contatos oficiais.
Além disso, não faça pagamentos adiantados por Pix, mas prefira outros métodos, como o cartão de crédito.
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.