Golpe do falso emprego assusta brasileiros: saiba como se proteger agora mesmo

Golpe do falso emprego assusta brasileiros: saiba como se proteger agora mesmo.

Golpe do falso emprego assusta brasileiros: saiba como se proteger agora mesmo
Foto: Edição BT

Arrumar um bom emprego com salário alto é o verdadeiro sonho para todo mundo, né? E isso tanto para quem já está empregado quanto quem busca requalificação.

No entanto, os criminosos também sabem disso e vêm aplicando golpes nas pessoas.

Veja agora como funciona o golpe do falso emprego e saiba como se proteger!

Como funciona o golpe do falso emprego?

O golpe do falso emprego tem uma dinâmica parecida com outros golpes online praticados com frequência no Brasil.

Nesse sentido, os criminosos usam plataformas de mensagens, como o Instagram e o WhatsApp, oferecendo vagas de emprego com altos pagamentos.

Normalmente, prometem ganhos diários e pouco trabalho, sobretudo com propostas para atuar em plataformas como Shopee, Amazon e Mercado Livre. 

E isso vem justamente com atuações como vendas e publicidade, buscando conquistar a confiança por meio de grupos no Telegram e até envios de valores no Pix.

E como começa o golpe?

Bom, os criminosos criam uma história convincente e até fazem pagamentos para deixar o golpe mais legítimo.

Ao cumprir pequenas tarefas, a pessoa recebe o dinheiro conforme o prometido. E é assim que se conquista a confiança das vítimas.

Depois de algum tempo, os golpistas enviam tarefas pagas, pedindo um investimento do cidadão antes de fazer o trabalho. 

Os criminosos procuram ser convincentes ao prometer ganhos muito altos, bem maiores do que os trabalho sem investimentos.

Como os golpistas convencem as vítimas?

O golpe realmente funciona de uma maneira engenhosa, e além disso, se utiliza de momentos de fragilidade das vítimas, como a questão financeira.

Além disso, todo o processo de grupos no Telegram e envios de Pix procuram deixar a atividade aparentemente legítima e confiável.

Os golpistas também podem começar com valores mais baixos, visando exatamente conseguir o convencimento da vítima.

Logo de início, para muita gente, não tem muita aparência de golpe, principalmente porque os criminosos constroem uma história plausível.

Dá para reaver os valores?

No geral, é muito difícil recuperar o dinheiro perdido. Em primeiro lugar, não se trata de um erro do sistema do banco como acontece em outros casos como o Pix errado.

Infelizmente, a vítima envia o dinheiro por conta própria, o que fica mais difícil para ativar o Mecanismo de Devolução do Pix, principal protocolo de segurança.

No entanto, quando a perda se trata de valores muito altos, pode valer a pena entrar na Justiça para rastrear os recursos e tentar reaver o dinheiro.

O trabalho da Polícia procura encontrar os criminosos diretamente nos anúncios das vagas, evitando que façam mais vítimas. 

Como se proteger desse tipo de golpe?

O caminho certo para se proteger desse tipo de golpe é a prevenção.

Em primeiro lugar, é preciso aprender a identificar ações falsas. Desconfie de ofertas muito tentadoras e valores de pagamento altos com pouco esforço.

Outro fator a ficar de olho é a plataforma de mensagem. Normalmente, as empresas costumam enviar e-mails ou mensagens pelo LinkedIn.

Tudo porque essas plataformas contam com contas empresariais que dão mais confiança ao contato. Receber uma proposta por SMS ou WhatsApp de algum emprego que você nem se candidatou é um sinal de alerta.

Gabriel Gonçalves
Escrito por

Gabriel Gonçalves

Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.