Golpe do Saque-Aniversário do FGTS: como funciona e como evitar?

O Golpe do Saque-Aniversário do FGTS tem afetado milhares de trabalhadores em todo o Brasil. Logo abaixo, o Brasileiro Trabalhador explica como funciona e o que fazer para não ser mais uma vítima. Acompanhe!

Como funciona o golpe do Saque-Aniversário do FGTS? 

Golpistas acessam o aplicativo do FGTS da vítima e selecionam a opção para realizar o saque-aniversário, mesmo que a pessoa não tenha cadastro no sistema. Eles conseguem isso utilizando e-mails e números de celular de terceiros, o que dificulta a identificação da fraude.

Após acessarem a conta, os criminosos não apenas retiram o valor disponível, mas também contratam empréstimos em nome da vítima. Isso gera um prejuízo financeiro significativo, além de impedir que o trabalhador faça o saque-rescisão caso seja demitido sem justa causa.

O golpe pode passar despercebido até que o trabalhador tente acessar sua conta, momento em que percebe o bloqueio dos valores.

Como não cair no golpe do Saque-Aniversário do FGTS?

Imagem: reprodução

A principal recomendação para evitar cair no golpe é estar sempre atento às ações suspeitas. A Caixa Econômica Federal alerta que não envia mensagens por telefone, e-mail ou WhatsApp pedindo atualização de dados cadastrais. Se você receber esse tipo de solicitação, não forneça suas informações e, em vez disso, denuncie o ocorrido imediatamente.

Para fazer a denúncia, envie um e-mail para [email protected]. A Caixa também oferece orientações de segurança em seu portal oficial, onde você pode encontrar mais dicas sobre como se proteger.

Fique atento aos canais de comunicação

De acordo com a Caixa, os clientes devem usar somente os canais oficiais da instituição financeira para obter informações sobre o benefício. 

Evite acessar links desconhecidos ou clicar em mensagens recebidas por SMS, WhatsApp ou redes sociais, pois esses links podem ser fraudulentos e levar à instalação de programas espiões no seu dispositivo. 

Esses programas têm o poder de coletar dados de navegação e informações sensíveis do usuário, tornando sua conta vulnerável.

Cuidado com senhas e dados de acesso

Não forneça suas senhas ou outros dados de acesso em sites ou aplicativos que não sejam os oficiais da Caixa. A Caixa nunca solicita senha e assinatura eletrônica na mesma página. 

A assinatura digital deve ser feita apenas por meio do teclado virtual do aplicativo oficial.  Dito isso, certifique-se de que qualquer link que você clique possua o “https” e um cadeado antes do endereço, o que indica que a conexão é segura. Caso tenha dúvidas sobre a segurança do site, clique no cadeado para verificar o certificado de segurança e a data de validade.

Use os aplicativos oficiais

A melhor maneira de proteger sua conta é garantir que você esteja usando os aplicativos oficiais do FGTS e do Caixa Tem. Para isso, baixe o aplicativo diretamente na  Google Play ou na App Store e faça o cadastro com seu e-mail e número de celular. Dessa forma, você evita que golpistas tenham acesso à sua conta.

Outra medida de segurança é manter o seu dispositivo sempre atualizado com as versões mais recentes dos aplicativos. 

Redobre a atenção com os seus dados 

Por fim, é essencial que o trabalhador esteja sempre atento a qualquer comportamento estranho em sua conta. Desconfie de informações sensacionalistas ou de “oportunidades imperdíveis” que aparecem repentinamente, principalmente se forem recebidas por canais não oficiais.

Além disso, mantenha o antivírus do seu celular ou computador atualizado e evite usar conexões compartilhadas, como em praças e shoppings. 

 

Brasileiro Trabalhador
Escrito por

Brasileiro Trabalhador