Governo confirma retorno do horário de verão? Saiba quando os relógios devem ser ajustados

Governo confirma retorno do horário de verão no Brasil? Se você chegou aqui com esta dúvida, garantimos que você vai sair sem ela.

Afinal, a decisão não apenas tem impacto no seu relógio, como também envolve discussões sobre economia de energia, uso eficaz, e outros aspectos sobres os quais comentamos aqui.

Uma cadeira de praia na areia com o sol bem forte para ilustrar que o Governo confirma retorno do horário de verão
Imagem: Reprodução/Freepik – Edição/Brasileiro Trabalhador

Vai voltar o horário de verão no Brasil?

Não há nenhuma confirmação do Governo prevendo o retorno do horário de verão. Afinal, a proposta de um possível retorno ainda está em análise pelo governo federal.

O retorno do horário de verão também considera o cenário energético atual, junto com as necessidades de economia.

De todo modo, um retorno desse horário, não valeria para todo o território nacional, mas se limitaria às regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Isso porque, se tratam de lugares onde os dias são naturalmente mais longos durante o verão, permitindo uma melhor adaptação à mudança nos relógios.

Quando foi retirado o horário de verão no Brasil?

Foi em 2019, durante o governo do então presidente Jair Bolsonaro, que se chegou à decisão de alterar o Decreto nº 6.558, de 08 de setembro de 2008, que estabelece a “Hora de Verão“.

Embora, a decisão tenha sido uma surpresa para a população, ela se baseou em cálculos do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE).

Assim, a última edição do horário de verão ocorreu entre outubro de 2017 e fevereiro de 2018, através do Decreto nº 9.242.


Por que o horário de verão foi cancelado?

O principal argumento para o cancelamento do horário de verão foi a falta de economia de energia relevante que a mudança gerava antes

Afinal, o horário de verão, de certo modo, ajustava a rotina das pessoas à luz natural, especialmente durante os meses mais quentes do ano.

No entanto, estudos indicaram que, com o avanço da tecnologia e mudanças nos hábitos de consumo, a economia de energia gerada pelo horário de verão passou a ser mínima.

Qual é o objetivo do horário de verão?

O principal objetivo do horário de verão sempre foi reduzir o consumo de energia elétrica, distribuindo o consumo de maneira mais eficiente, evitando sobrecarga nos horários de pico.

Além disso, o adiantamento dos relógios em uma hora, levaria a um melhor aproveitamento da luz do dia durante o final da tarde. Isso já levaria à redução na necessidade de iluminação artificial.

Com os dias mais longos no verão, a luz solar pode ser melhor aproveitada, principalmente nos horários de pico de consumo de energia.

Esta simples mudança já pode ajudar a evitar apagões ou a necessidade de geração de energia emergencial.

Chegando aqui, você já sabe que o Governo não confirma o retorno do horário de verão!

Apesar de novas análises serem feitas, a mudança no comportamento e consumo energético das pessoas, torna a decisão um pouco mais complexa.

De todo modo, alguns setores da economia brasileira se mostram favoráveis ao retorno do horário.

Em caso de alterações, você confere todas as novidades por aqui, no Brasileiro Trabalhador.

Moysés Batista
Escrito por

Moysés Batista

Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atuando como Redator Web nos últimos quatro anos, entregou mais de 10 mil artigos em SEO. Hoje, escreve diariamente para o Brasileiro Trabalhador. Além de artigos otimizados, escreveu livros como Ghost Writer, trabalhos acadêmicos, cursos, roteiros para canais do YouTube, entre outros tipos de textos, colaborando com dezenas de clientes dentro e fora do Brasil.