Simulação da Aposentadoria INSS 2023: Simulador Online Meu INSS

Tadeu Castro

25 de fevereiro de 2022

A simulação da aposentadoria INSS 2023 pode ser realizada de forma rápida e fácil. Em virtude disso, separamos informações sobre como solicitar o processo de aposentadoria, como utilizar o aplicativo e como vai acontecer a simulação da aposentadoria INSS 2023.

Simulação da aposentadoria INSS 2023

Simulação da aposentadoria INSS 2023

O que é aposentadoria INSS?

O Instituto Nacional do Seguro Social é o responsável por realizar o pagamento de pensões e aposentadorias. Importante considerar a diferença entre aposentadoria e benefício.

No benefício, o indivíduo não precisa realizar a contribuição ao órgão para receber o valor mensal. Já na aposentadoria, é preciso abrir o histórico Previdenciário e de contribuição com o órgão para ter direito ao valor.

Segundo especialistas, existem 4 tipos de aposentadoria:

  • a aposentadoria por tempo de contribuição por pontos;
  • aposentadoria especial;
  • aposentadoria por tempo de contribuição com atividade especial;
  • e aposentadoria idade urbana.

Confira a seguir mais detalhes e saiba quem tem direito a receber. Veja como realizar a simulação da aposentadoria INSS 2023.


Quem tem direito à aposentadoria do INSS?

Inicialmente, para ter direito à aposentadoria, é necessário realizar a contribuição junto à Previdência Social. Isso vale para quem deseja se aposentar por tempo de contribuição com pontos.

A quantidade de pontos é estabelecida pelo INSS e houve modificações de acordo com a Reforma da Previdência. Vale lembrar que a cada ano aumenta-se um ponto.

Atualmente, é necessário além da contribuição, a conquista de 100 pontos para homens e 90 pontos para mulheres. No entanto, a pontuação máxima de pontos é 105 para homens e 100 para mulheres.

Já a Aposentadoria especial é para os trabalhadores que realizam atividades laborais de risco. Desse modo, o tempo de contribuição é menor sendo que 20 anos para homens e 15 anos para mulheres. Porém, com a Reforma da Previdência, o tempo de contribuição pode chegar a 25 anos.

A aposentadoria também pode ser por tempo de contribuição nas atividades especiais. Sendo assim, é possível no período da aposentadoria, inserir diferentes atividades laborais.

✓ Veja informações sobre as aposentadorias do INSS:

Imagem: Portal INSS

A aposentadoria por idade é disponibilizada para homens com mais de 65 anos e mulheres com mais de 60. Entretanto, é necessário a contribuição de 20 anos para homens e 15 anos para mulheres.

Veja a seguir mais detalhes e saiba como realizar a simulação da aposentadoria INSS 2023.


Quais são os valores da aposentadoria do INSS?

Os valores da aposentadoria variam a depender da vida previdenciária do trabalhador. O valor mínimo do benefício é o equivalente ao salário estabelecido pelo Governo Federal.

Atualmente, os novos valores para teto salarial é R$ 7087,22, sofrendo um reajuste equivalente a 10,16%. Já a base salarial é equivalente ao salário mínimo em vigor. É importante lembrar que os reajustes da aposentadoria, acontecem de forma diferente.

Acompanhe a seguir e veja como realizar a simulação da aposentadoria INSS 2023.


Como fazer a simulação da aposentadoria INSS 2023?

Para realizar a simulação da aposentadoria INSS 2023, o interessado pode fazer o procedimento de forma online. Para fazer a simulação, basta seguir o passo a passo abaixo:

 

Imagem: Portal INSS

 

  • Busque por simular aposentadoria;

 

Imagem: Portal Ingracio

 

  • Verifique o cadastro;
  • Insira as informações necessárias assim como o período de contribuição;
  • Clique em recalcular.

Depois do procedimento, vá para ”pedir aposentadoria”. O procedimento também pode ser feito pelo aplicativo do Meu INSS. 

A simulação tem a principal função de identificar quais as contribuições realizadas por aquele trabalhador, assim como se existe a possibilidade de iniciar aposentadoria.

É importante lembrar que caso o beneficiário ainda não tenha chegado ao tempo necessário, a plataforma vai disponibilizar informações. 


Quais são os cálculos da simulação da aposentadoria INSS 2023?

A calculadora liberada pelo INSS pode realizar sete tipos de cálculo.

Há a possibilidade de dois tipos de cálculo de aposentadoria por idade levando em consideração a regra de transição e 5 para aposentadoria por tempo de contribuição. Informações como idade sexo e tempo de contribuição também são pedidos no momento do acesso.

Para mais detalhes sobre a simulação da aposentadoria INSS 2023, continue acompanhando este portal.

✓ Confira também os artigos mais acessados dos últimos dias:

 

Tadeu Castro
Escrito por

Tadeu Castro

Tadeu Castro é formado em Direito e graduando em Jornalismo. Atua como redator desde 2018 e está sempre pesquisando sobre os direitos dos aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS, afim de reunir e compartilhar informações atualizadas e confiáveis para nossos leitores.