Governo distribui chip de celular gratuitamente; veja se você tem direito
Você sabia que o governo distribui chip de celular gratuitamente para o público nacional que tivesse direito, ajudando bastante no dia a dia de milhares de pessoas.
Nesse sentido, o programa Internet Brasil surgiu para distribuir chips com internet para alunos da educação básica em todo o país, desde que preencha todos os requisitos; confira mais detalhes!
Conheça o programa Internet Brasil
Desde a pandemia, uma série de iniciativas para fornecer internet móvel para os estudantes brasileiros foi muito importante para o país, principalmente por permitir o acesso remoto à educação e ao trabalho.
Nesse sentido, o Programa Internet Brasil foi criado para distribuir chips com internet gratuita para estudantes da rede pública de ensino e inscritos no CadÚnico, que concentra os benefícios sociais do governo.
O objetivo é favorecer a inclusão digital no país, auxiliando os alunos a expandirem o ambiente escolar ao aprendizado dentro de casa e com as famílias.
Além disso, permite o acesso a novas formas de educação, democratizando o acesso à informação e dando mais possibilidades para os educadores dentro e fora da sala de aula.
Como participar do programa Internet Brasil?
De acordo com a legislação, o estudante não tem total controle sobre a participação no programa. Isso porque a Secretária de Educação Regional e a própria escola precisam fazer a adesão ao programa.
Dessa maneira, o estudante só vai conseguir receber o chip com internet gratuita se a escola fizer parte da adesão ao programa do governo federal.
Quem pode participar e receber o chip gratuitamente?
Além da adesão da própria escola, para ter direito a participar do Programa Internet Brasil, o aluno precisa estar devidamente cadastrado no CadÚnico do governo federal.
Como diz o próprio nome, o Cadastro Único concentra os benefícios sociais do governo, reunindo as informações sobre as famílias brasileiras para destinar os melhores recursos para os cidadãos.
Outros requisitos para o programa são:
- Aluno da rede básica de ensino público (a partir do 3º ano);
- Ter um dispositivo móvel como celular ou tablet;
- Não ter chip de nenhum outro programa social do governo;
- Atender a outros requisitos da própria escola.
Vale ressaltar que é comum que as próprias prefeituras tenham suas iniciativas de distribuição de internet móvel para os alunos, não exatamente ligados ao Internet Brasil.
Onde participar do programa Internet Brasil?
De acordo com registros do próprio serviço, o programa já beneficiou mais de 700 mil estudantes, sobretudo nas cidades de Caruaru e Petrolina, em Pernambuco; Mossoró e Caicó, no RN; Campina Grande na Paraíba e Juazeiro na Bahia.
Segundo as diretrizes do programa, a iniciativa tende a ser aplicada de maneira gradual ao redor do país. Por isso, a primeira leva de distribuição ocorreu com as secretarias participantes do Nordeste Conectado.
Para o futuro, o programa deve expandir a atuação para outras regiões do Brasil, com as próprias Secretarias da Educação indicando as escolas.
Por sua vez, as escolas participantes confirmam a participação pelo Programa Dinheiro Direto na Escola, definir os critérios de distribuição e indicar os alunos para participarem do programa, já trazendo os que preenchem os critérios.
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.