Governo faz alerta geral: mais grana, saúde e proteção para idosos, que ficam em festa

O Governo faz alerta geral e aqui nós te mostramos alguns dos benefícios mais importantes de 2024 para pessoas idosas!

É um fato que a aposentadoria é um dos benefícios que se destacam entre a comunidade, mas o Governo faz alerta geral e você não pode ignorar.

Isso porque há outros benefícios dos quais você pode e deve usufruir, ou alertar alguém com idade avançada na sua família.

Ano após o ano, o governo entende a importância de não apenas olhar para o futuro, mas também de prestigiar quem colaborou tanto com o Brasil no passado.


Governo faz alerta geral: principais benefícios para os idosos

A aposentadoria, como começamos falando, de fato, é um dos principais benefícios que se destina a quem contribuiu para o INSS durante a vida profissional.

Na prática, existem diferentes tipos de aposentadoria, como por idade, por tempo de contribuição e por invalidez. Para saber mais, você pode acessar o site do governo referente ao INSS  <https://www.gov.br/inss/pt-br>.

Uma mulher sorrindo com um envelope preto na mão após ver que o Governo faz alerta geral
Imagem: Reprodução/Pexels

Aliado à aposentadoria, os idosos também encontram um grande benefício. Ele é uma verdadeira opção que ajuda pessoas acima de 65 anos que não contribuíram ao INSS.

Benefício de Prestação Continuada (BPC-LOAS)

O BPC é uma alternativa para idosos que buscam auxílio financeiro do governo e que não conseguiram contribuir durante a vida com o INSS.

Dessa forma, o benefício paga um salário mínimo mensal (R$ 1.412,00) a pessoas com deficiência e idosos a partir de 65 anos. É necessário, portanto, comprovar que o idoso não possui meios de prover a própria subsistência ou de ter um cuidado por sua família.

Mas muita atenção, porque o BPC não pode ser acumulado com uma aposentadoria. Contudo, o idoso pode ter direito a se inscrever no Bolsa Família e ter outra ajuda de custo todos os meses.

Carteira da Pessoa Idosa

Para quem adora sair de casa, entretanto, há uma opção muito atrativa para pessoas que chegam à melhor idade. A Carteira do Idoso é um documento que serve como comprovante de renda necessário para adquirir passagens gratuitas ou 50% de desconto em viagens interestaduais.

O acesso é simplificado, com o processo começando pelo site <https://carteiraidoso.cidadania.gov.br/>. Na página você obtém mais informações e orientação para realizar o pedido.

E se você não souber como fazer pela internet, presencialmente é possível emitir sua carteira em um CRAS (Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

Isenções para idosos

Por fim, não podemos deixar de mencionar as isenções que o governo oferece para pessoas com mais de 65 anos no Brasil:

  • Isenção de Imposto de Renda (IR);
  • Isenção ou desconto no Imposto sobre a Propriedade Territorial Urbana (IPTU);
  • Isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Além disso, em algumas situações os idosos também podem ter desconto em sua tarifa de luz, água e gás. Entre outros benefícios mais conhecidos estão: atendimento e fila preferencialassentos preferenciaismedicamentos de graça.

Estas iniciativas mostram a preocupação do governo em garantir o bem-estar de pessoas que contribuíram para a sociedade durante a vida.

Por fim, não se esqueça que em caso de maiores dúvidas sobre seus direitos e benefícios, é recomendado procurar um CRAS próximo e pedir informações.

Moysés Batista
Escrito por

Moysés Batista