Governo lança programa Arroz da Gente com foco em segurança alimentar; saiba como vai funcionar
Governo lança programa Arroz da Gente com foco em segurança alimentar; saiba como vai funcionar.
Mesmo com as adequações fiscais recentes, o governo brasileiro vem promovendo iniciativas de projetos sociais em diferentes áreas.
E uma delas é na alimentação, com a criação do programa Arroz da Gente; veja como vai funcionar!
Conheça o programa Arroz da Gente
O governo federal anunciou o lançamento do programa Arroz da Gente, uma nova política de incentivo à produção de arroz.
Nesse sentido, não trata-se de um benefício do governo para comprar o arroz, mas sim de um programa de incentivo para a produção do arroz.
De acordo com a Portaria Interministerial nº 15 , publicada no Diário Oficial da União na segunda-feira, dia 9 de dezembro, o projeto vai atuar em diferentes territórios do Brasil.
O programa será de responsabilidade dos ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
Os objetivos e as propostas são de garantir a segurança alimentar e nutricional ao redor do país, também contribuindo para o combate á fome.
Como vai funcionar o programa Arroz da Gente?
O programa do governo federal deve se concentrar em diferentes partes da produção de arroz, com várias iniciativas nesse sentido.
Em primeiro lugar, o programa prevê o oferecimento de crédito a juros menores do que outros empréstimos, mas apenas para a produção focada em arroz.
O governo prevê que mais de 10 mil famílias receberão incentivos para o aprimoramento do cultivo do arroz com acompanhamento técnico e apoio para a compra de novas tecnologias.
Isso porque o objetivo é aumentar a produção para não ter problemas com o cultivo, aumentando a efetividade e até reduzindo os custos.
O programa prevê ações de aprimoramento da tecnologia, como:
- Construção de silos para armazenamento;
- Compra de maquinário para zerar a colheita manual;
- Fortalecimento da comercialização;
- Novos contratos para a produção e para a venda do arroz.
O Arroz da Gente também prevê ações para a melhor distribuição e escoamento do produto, inclusive com a participação de outras iniciativas como a Conab.
O Programa de Aquisição de Alimentos e o Programa Nacional de Alimentação Escolar não trabalha apenas com a venda, mas também para oferecer a aquisição pela população mais necessitada.
Quais os objetivos do programa?
Como cita o próprio governo, há diferentes objetivos, como:
- Valorizar práticas alimentares brasileiras;
- Contribuir para a diversificação da produção;
- Contribuir para a sustentabilidade da produção;
- Fomentar a agricultura famliar;
- Fomentar a produção de variantes do arroz.
Inicialmente, o programa deve começar em cerca de 200 cidades no Brasil, também como uma iniciativa para incrementar a renda das famílias.
Veja o comentário de Paulo Texeira, ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura:
“Estamos estimulando o aumento da produção de arroz, tendo em vista que o arroz é um produto de consumo diário do povo brasileiro. Precisamos diversificar a produção de arroz no Brasil inteiro. A Embrapa tem sementes que possibilitam que você possa produzi-lo em todas as regiões do Brasil”, citou o Ministro.
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.