Governo Lula toma medida e diminui as contas de milhares de brasileiros

Em busca de melhorias para a vida das famílias mais pobres, o presidente Lula diminui contas de milhares de brasileiros. O benefício vem na forma de descontos e isenções para os participantes de programas sociais do governo.

A medida faz parte das novas políticas do atual presidente, que entram em vigor neste ano como um reforço para famílias de baixa renda cadastradas principalmente no Bolsa Família e no CadÚnico (Cadastro Único).

Pessoa segurando lâmpada
Imagem: Freepik / Novas leis do governo podem dar descontos de até 65% na conta de luz e isenção de outras tarifas

Segundo o governo, a intenção é aliviar financeiramente quem mais precisa a fechar as contas do mês. Por esse motivo, os descontos caem sobre despesas mensais como a conta de energia elétrica.

Governo Lula diminui contas de água e energia de milhares de brasileiros

Uma das primeiras e mais importantes mudanças diz respeito ao benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica, que concede descontos para pessoas em determinados grupos sociais ao quitar suas contas de luz.

Os abatimentos são variáveis e vão diminuindo conforme o consumo mensal de energia aumenta. Ela começa com um desconto de 65% para pessoas que consomem até 30 kWh, mas também diminui 45% da conta de quem consome entre 31 e 100 kWh e 10% para quem consome entre 101 e 220 kWh.

Mas para ter direito, a pessoa precisa ser beneficiária do Bolsa Família, idosa, ter algum tipo de deficiência ou receber o BPC (Benefício de Prestação Continuada).

E não para com a conta de luz. No estado de São Paulo, por exemplo, a Sabesp, que é a maior empresa de saneamento do Brasil, tem tarifas específicas para as pessoas com menor poder aquisitivo.

Uma delas é a Tarifa Residencial Social, que reduz a conta de água para desempregados, habitações coletivas ou remoção de áreas de risco.

Pelas regras, o valor mínimo pode chegar a R$7, quando o consumo for de até 10m³. Mas para ter direito é preciso estar cadastrado no programa, o que pode ser feito tanto pela internet quanto presencialmente, em uma das agências do órgão.

Casa própria sem mensalidades no Minha Casa, Minha Vida

Outra grande mudança do governo é a possibilidade de isenção para pessoas que participam do Programa Minha Casa, Minha Vida.

Agora, famílias de baixa renda podem se inscrever para receber a casa gratuitamente, sendo isento das mensalidades do programa.

Para isso, elas precisam fazer parte do Bolsa Família e a pessoa responsável pelo grupo deve ir presencialmente até uma das unidades da Caixa Econômica para se inscrever.

Lembre-se de manter o CadÚnico atualizado

Mas é bom notar que os descontos acima não são os únicos benefícios disponibilizados pelo governo. Dependendo de onde você mora, é possível encontrar uma série de programas que garantem coisas como reduções de preço de remédios, descontos em compras e muito mais.

No geral, cada um tem seus próprios requisitos para participar, mas quando se trata de coisas do governo, o caminho mais certo é ter sua família corretamente inscrita no CadÚnico e com todos os dados atualizados.

Para se inscrever, o interessado deve ir pessoalmente até o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo de sua residência com documentos de todas as pessoas da família — CPF, RG, Título de Eleitor, etc.

Jaizon Carlos
Escrito por

Jaizon Carlos