Informe de Rendimentos INSS 2023: Como Emitir, Dicas e Regras

Tadeu Castro

27 de setembro de 2022

Muitas pessoas tem dúvidas sobre do que se trata o informe de rendimentos INSS 2023. Pensando nisso, separamos detalhes sobre o assunto, assim como emissão, documentos e regras do informe de rendimentos INSS 2023. Para mais detalhes sobre o tema, acompanhe a seguir.

Informe de rendimentos INSS 2023

Informe de rendimentos INSS 2023

O que é informe de rendimentos INSS?

Antes de mais nada, o informe de rendimentos do INSS é um documento importante que pode apresentar informações sobre os ganhos financeiros de um cidadão durante determinado período.

Sendo assim, através do documento é possível ter acesso a salários e pensões e diversas outras categorias de ganhos.

Com isso, vale lembrar que o documento pode ser emitido obrigatoriamente por todas as instituições financeiras ou bancos que você tiver conta. Já o INSS, entrega a documentação para aposentados, pensionistas e segurados de um modo em geral.

✓ Saiba mais:

Imagem: Portal UOL

Inicialmente, o documento também é fundamental no caso de declaração de Imposto de Renda, já que traz com precisão todos os ganhos que precisam ser registrados na declaração durante um determinado prazo.

Caso haja inconsistência na declaração do Imposto de Renda, o informe de rendimentos do INSS pode ser anexado a fim de comprovar os dados. Veja a seguir mais informações e saiba detalhes sobre o informe de rendimentos INSS 2023.

✓ Confira mais informações:


Como tirar informe de rendimentos do INSS?

Como mencionado acima, o INSS também pode disponibilizar o informe de rendimento aos seus segurados.

Antes de tudo, o procedimento pode ser feito online sem a necessidade de dirigir se às agências. Você pode acessar o documento pelo aplicativo ou através do site do INSS. Para isso, basta seguir o passo-a-passo abaixo:

Imagem: Meu INSS

  •  Faça o login através dos dados cadastrados no site do governo federal;
  •  Entre no sistema e clique em extrato de Imposto de Renda;
  •  Logo em seguida você vai ter acesso à todas as informações.

Com isso, vale lembrar que empregadores e empresas podem consultar o informe de rendimento através do departamento de recursos humanos.

Veja mais detalhes sobre emissão do informe de rendimentos abaixo.

Como acessar pelo aplicativo?

Para acessar o informe de rendimentos INSS 2023  pelo aplicativo de forma simples basta seguir o passo a passo abaixo:

  •  Instale o aplicativo do meu INSS seu aparelho;

Imagem: Portal UOL

  •  Vá para login;
  •  Insira os dados com CPF e senha cadastrados;
  •  Vá para a opção extrato para Imposto de Renda;
  •  Selecione o ano de interesse e o extrato estará totalmente disponível.

Antes de mais nada, é importante lembrar que se você quiser um atendimento presencial junto ao INSS é necessário agendar o atendimento. O agendamento pode ser feito através do site ou por meio do aplicativo do meu INSS.

No entanto, o próprio INSS sugere que a opção pela internet seja priorizada, já que, além de mais cômoda ao contribuinte, ajuda a desocupar as sedes da Previdência Social e diminuir a espera de atendimento.

É importante lembrar que, caso existam quaisquer dúvidas a respeito do processo de cadastro no Meu INSS, da função do extrato do Imposto de Renda ou da obtenção do demonstrativo do INSS, elas podem ser sanadas ligando para a Central 135.

Portal: Ingrácio Advocacia

Por fim, para mais detalhes sobre informe de rendimentos assim como emissão do documento basta acompanhar o nosso portal. 

Tadeu Castro
Escrito por

Tadeu Castro

Tadeu Castro é formado em Direito e graduando em Jornalismo. Atua como redator desde 2018 e está sempre pesquisando sobre os direitos dos aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS, afim de reunir e compartilhar informações atualizadas e confiáveis para nossos leitores.