INSS emite Comunicado Urgente! Confira as Novas Informações!

O INSS emite Comunicado Urgente após identificar fraudes relacionadas ao Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Dessa forma, te convidamos para conferir o que está acontecendo para evitar que você e pessoas próximas a você sofra com esta situação.


INSS emite comunicado urgente 

Entre as pessoas que mais precisam do BPC, de fato, os idosos acima de 65 anos são a grande maioria.

Sabendo disso, muitos golpistas se aproveitam da desinformação para aplicar um golpe sujo, em que se passam por procuradores.

O procurador, nesta situação, é referente a uma pessoa que representa outra ou algo em uma situação específica.

Então, alguns idosos acreditam que há um profissional os auxiliando, enquanto são golpistas tomando os seus dados para roubarem os seus benefícios.

Uma idosa chorando após ver que o INSS emite Comunicado Urgente
Imagem: Reprodução/Freepik – Edição/Brasileiro Trabalhador

Entenda o golpe com o BPC

Trata-se de uma grande covardia, uma vez que o golpe começa por uma mensagem, seja via WhatsApp ou SMS.

Em seguida, há a oferta de um “benefício”, que não necessita de um agendamento ou visita ao INSS (órgão responsável por gerencia o BPC).

No entanto, os golpistas também notificam sobre algumas pendências, e em alguns casos, até a necessidade de marcar um encontro por conta de alguns “serviços que já foram prestados”.

Assim, além de coletar os dados dos idosos, os criminosos também enviavam um boleto cobrando os honorários do suposto procurador.


Como o INSS descobriu o golpe?

A descoberta veio após um caso no Rio de Janeiro chamar a atenção de profissionais em um posto do INSS.

Na ocasião, um idoso procurou o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para verificar a disponibilidade do benefício prometido por mensagens.

Então, quando analisaram os dados no sistema, descobriram números de telefones e e-mail de outras pessoas no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) do idoso.

Além disso, com uma pesquisa mais aprofundada, o INSS descobriu outros procuradores solicitando o serviço, e claro que se tratavam apenas de golpistas.

“Mas como isso é possível?” talvez você esteja se perguntando.

Bem, o INSS visa tornar a solicitação do BPC mais acessível, entendo que o processo precisa ser simples, sobretudo para idosos.

Então, não há a exigência de perícia médica e a concessão do benefício é feita de maneira administrativa.

Para dar entrada, portanto, a exigência é em relação aos dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico), além de um comprovante de renda.

Por isso, golpistas conseguem dar entrada de maneira fácil, e na ocasião se passam por procuradores que irão fazer a solicitação pelo idoso.

Três passos para evitar golpes como este

O primeiro passo é desconfiar de mensagens, sobretudo, via WhatsApp que prometem benefícios fáceis.

Mas se uma mensagem parecer muito verídica, nunca forneça os seus dados pessoais. O INSS nunca fará um pedido desses por meios digitais.

Por fim, em caso de dúvidas leve a mensagem até um posto do INSS. Muitos golpistas colocam a sensação de urgência, mas não tenha pressa em caso de dúvida, e sim precaução.

Seguindo estes passos e se atentando às dicas e novidades do Brasileiro Trabalhador, você garante mais segurança contra golpes e fraudes como esta.

Moysés Batista
Escrito por

Moysés Batista

Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atuando como Redator Web nos últimos quatro anos, entregou mais de 10 mil artigos em SEO. Hoje, escreve diariamente para o Brasileiro Trabalhador. Além de artigos otimizados, escreveu livros como Ghost Writer, trabalhos acadêmicos, cursos, roteiros para canais do YouTube, entre outros tipos de textos, colaborando com dezenas de clientes dentro e fora do Brasil.