Investidores comemoram! Entenda a importância do CDI para seu dinheiro
Investidores comemoram! Entenda a importância do CDI para seu dinheiro!
Você sabia que o CDI pode é totalmente decisivo para os rendimentos dos seus investimentos?
Entenda tudo sobre o CDI AGORA MESMO!
O que é o CDI?
O CDI, ou Certificiado de Depósito Interbancário, é um dos guias para os principais formatos de investimentos do mercado brasileiro.
Na verdade, trata-se de um título emitido por bancos e financeiras para a realização de operações de curtíssimo prazo entre os próprios bancos.
Isso é fundamental para o funcionamento dos bancos, permitindo que eles não encerrem o dia com o saldo negativo.
Por sua vez, a taxa do CDI representa o quanto esses empréstimos custam ao dia, calculada exatamente todos os dias, mas apresentada anualmente.
Qual a relação do CDI com a Taxa Selic?
De maneiras internas, as taxas CDI e Selic estão interligadas. Por sua vez, a Taxa Selic é a taxa básica de juros do Brasil, definida pelo COPOM a cada 45 dias.
Nesse sentido, é comum que a taxa CDI fique um pouco abaixo da Selic Meta, visto que é o teto cobrado pelos empréstimos entre os bancos.
Isso porque, rotineiramente, os bancos podem realizar essas transações com o próprio governo, nos casos de taxas muito elevadas.
Como o CDI influencia nos investimentos?
O CDI é um dos principais parâmetros para os investidores, principalmente para quem coloca o dinheiro na renda fixa.
Nesse sentido, alguns investimentos importantes para o país dependem dos números do CDI, como Letras de Crédito Imobiliário e Letras de Crédito de Agronegócio, além dos CDBs.
Quando um CDB (Certificado de Depósito Bancário) paga 80% do CDI, significa que o investidor recebe um retorno de 0.8x a taxa de CDI, por exemplo.
Qual a importância de entender o CDI?
O investidor brasileiro que quer ter bons lucros com os rendimentos precisam entender bem como funciona a taxa do CDI.
Nesse sentido, muitos bancos prometem retornos acima do CDI, atraindo investindores, sobretudo para títulos de renda fixa, por exemplo.
Por isso, é muito importante acompanhar as flutuações do CDI, indicando e dando parâmetros para investir ou não em determinado investimento.
Dessa maneira, algumas escolhas podem ser mais vantajosas que outras sobretudo por conta da própria taxa CDI, pedindo que você entenda ao menos o básico sobre o termo.
Qual o valor atual do CDI?
Agora em 2024, o valor da Taxa CDI é de 10,65% ao ano, geralmente, o CDI acumulado até setembro de 2024 é de 7.99%.
Em 2023, a a taxa CDI foi de 13.04%, podendo trazer bons rendimentos para quem investir com esse tipo de parâmetro.
Nesse sentido, para medir a efetividade do rendimento, você precisa usar a seguinte fórmula:
- (1 + taxa anual) x (1/12) – 1
Assim você consegue mensurar o quanto pode obter de rendimento com a flutuação da taxa CDI.
Além da taxa CDI, vale a pena estudar mais sobre a taxa Selic, a taxa de juros base no mercado brasileiro, visto que ela é muito importante para os investimentos e para o crédito dos brasileiros.
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.