DIMINUIU os juros para empréstimo consignado do INSS: Saiba quanto você pode contratar

Para quem está de olho nas modalidades de empréstimo consignado para os aposentados e pensionistas do INSS. Assim, preparamos uma lista perfeita sobre a tabela do juros empréstimo consignado INSS. Portanto, confira tabela atualidade e saiba porque diminuiu os juros empréstimo consignado INSS.

Juros empréstimo consignado INSS

Fonte: Reprodução/Freepik.

Empréstimo Consignado INSS

O Conselho Nacional do Seguro Social aprovou na segunda semana de março de 2023, a redução de juros referentes a tabela de empréstimos consignados aos aposentados e pensionistas do INSS.

Antes da redução, os bancos e instituições financeiras poderiam apresentar o serviço de empréstimo consignado com valores de juros que variavam de 2% a 4% mensal.

A proposta, antes da aprovação, envolvia a redução de juros com percentuais que variam entre 1% e 2%. A primeira vista, apesar da redução aparecer pequena, considerando o valor completo do empréstimo, a redução apresenta grandes diferenças.

Juros empréstimo consignado INSS

Fonte: Reprodução/Freepik.

Portanto, as mudanças também envolvem empréstimos e outros valores que envolvem os cartões de crédito utilizados pelos aposentados e pensionistas. Assim, os limites passam de de 3.06% para 2,62%.

As novas definições entram em vigor assim que a diretiva padrão é publicada no DOU. A Secretaria da Previdência Social deu novas informações sobre as mudanças na última quarta-feira (15).

Somente novos contratos podem se beneficiar do novo teto de preço. Contratos antigos continuam a usar definições antigas. A redução do teto da taxa de juros para novos negócios é uma proposta do governo.

O secretário da Previdência Social, Carlos Lupe, disse nas redes sociais

Reduzir os juros é a bandeira do nosso governo, e enquanto a Previdência acreditar, estaremos sempre prontos para ajudar!


Por que contratar esse tipo de empréstimo?

O empréstimo consignado é um tipo de empréstimo que costuma ser fácil de conseguir. Neste caso, o valor dos prémios é deduzido diretamente aos vencimentos ou prestações pagas pela Segurança Social.

As taxas do empréstimo consignado costumam ser bem atrativas. Na verdade, o risco consignado da instituição de crédito não é grande, pois possui seu parcelamento descontado automaticamente.

Juros empréstimo consignado INSS

Fonte: Reprodução/Freepik.

Assim, mensalmente, o aposentado, pensionista ou servidor público tem desconto direto da folha de pagamento, as parcelas referentes ao empréstimo. Portanto, a segurança é tanto para quem oferece quanto para quem paga.

Logo, todo mês o cliente pago e não precisa pagar o empréstimo manualmente e não haverá atraso. Desta forma, nota-se porque essa modalidade de empréstimo é tão procurada pelos brasileiros.

No crédito consignado, as parcelas não são desembolsadas por meio de contas correntes ou boletos, mas diretamente pelos serviços do INSS para aposentados e aposentadas ou pelo salário de servidores públicos ou privados.

De acordo com a Lei 10.820 de 2003, o limite máximo de amortização do empréstimo consignado não pode ultrapassar 35% dos salários ou benefícios recebidos (30% para consignado e 5% para cartão consignado).

Quando não solicitar o empréstimo consignado?

Juros empréstimo consignado INSS

Fonte: Reprodução/Freepik.

É importante esclarecer que o valor do empréstimo e o número de parcelas são baseados em uma análise de crédito que leva em consideração a classificação de crédito e a situação financeira do solicitante.

Como em qualquer outro tipo de empréstimo e crédito, existem alguns cuidados importantes que você deve tomar antes do fechamento do dia de pagamento e assinatura do contrato.

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito que ficará amarrada ao recebimento da aposentadoria do INSS ou do salário do servidor público até que seja efetivamente quitado.

Assim, não é possível fugir da responsabilidade. Organize suas finanças e, em último caso, opte pelo empréstimo consignado. Portanto, o crédito deverá ser analisado como uma oportunidade última.

Tadeu Castro
Escrito por

Tadeu Castro

Tadeu Castro é formado em Direito e graduando em Jornalismo. Atua como redator desde 2018 e está sempre pesquisando sobre os direitos dos aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS, afim de reunir e compartilhar informações atualizadas e confiáveis para nossos leitores.