Como Consultar Benefícios do INSS pelo CPF? Passo a Passo

Tadeu Castro

21 de julho de 2022

Como consultar benefícios do INSS pelo CPF? Essa tem sido uma indagação constante. Por isso, selecionamos detalhes, assim como passo a passo completo para ter acesso às informações de forma fácil e precisa. Como consultar benefícios do INSS pelo CPF? Veja a seguir.

Como consultar benefícios do INSS pelo CPF?

Como consultar benefícios do INSS pelo CPF?

O que é o número do benefício do INSS?

O número é único e intransferível sendo estabelecido pela Previdência Social assim que o benefício é liberado para o segurado. A confecção do número é vinculada ao CPF da pessoa e tem 10 algoritmos.

O seu número do benefício também chamado de NB auxilia na identificação do segurado e por meio dele é possível acessar informações como valores pagos, empréstimos, data de liberação do benefício, entre outras informações.

✓ Veja as respostas das perguntas mais frequentes:

Quando o benefício não é permanente, como por exemplo, o salário-maternidade, você é reconhecido no sistema por meio deste número. Desse modo, mesmo se que solicitar outros benefícios depois, o número é o mesmo.

Continue acompanhando e saiba: Como consultar benefícios do INSS pelo CPF?


Como saber se o benefício foi liberado?

O benefício pode ser acessado de forma presencial dirigindo à alguma agência do INSS ou na modalidade online de um jeito mais fácil e rápido. Com isso, o segurado pode acessar as informações por meio do site ou do aplicativo, basta ter em mãos o login.

Imagem: Diário do Nordeste

Sendo assim, o acesso a situação do benefício assim como qualquer esclarecimento que se refere ao cadastro do solicitante é preciso inserir login e senha, já que as informações são confidenciais.

✓ Fique por dentro:

Além disso, no momento do cadastro dados como telefone e e- mail são solicitados.

O INSS pode mandar um SMS para informar sobre o benefício. Contudo, a principal dica é que o interessado tenha acesso aos portais e verifique no sistema para identificar maiores informações.

Quer saber: Como consultar benefícios do INSS pelo CPF? Verifique abaixo.


Como consultar benefícios do INSS pelo CPF?

Os benefícios, como mencionados acima, podem ser consultados por meio das plataformas da Previdência Social, seja em formato de aplicativo ou por meio do site. Por conta disso, separamos o passo a passo abaixo: Confira.

  • Site

Por meio do site, o internauta deve realizar o cadastro prévio para conseguir as informações. Como o portal do INSS está vinculado ao Governo Federal os dados de login devem ser os mesmos. Veja a seguir o passo a passo:

Imagem: Portal INSS

 

  • Vá para fazer cadastro ou insira o login e senha;
  • Tenha acesso às informações.

No login, é necessário informar o CPF e a senha vinculada ao sistema. Os esclarecimentos são conseguidos já na página inicial. Sendo assim, aparecem os dados do benefício e a situação.

Caso o segurado esteja com alguma irregularidade, o portal vai se encarregar das informações.

Muitos serviços podem ser resolvidos de forma online e outros precisam ser de forma presencial. Caso o seu serviço exija a ida a alguma agência, é fundamental que haja o agendamento. 

  • Aplicativo Meu INSS

Pelo aplicativo o acesso é similar. A diferença é que o solicitante tem maior conforto para verificar as informações já que todos os dados podem ser acessados pelo celular. Para isso:

  • Acesse a loja de aplicativos do seu celular;

Imagem: Portal UOL

  • Faça o download;
  • Insira os dados como CPF e senha;
  • Clique em acessar.

De imediato aparecem as informações dos serviços. Além disso, por meio da plataforma é possível ter acesso a extratos, número do benefício, valores disponibilizados, empréstimos, agendamentos e muito mais.

Por fim, para mais detalhes sobre o assunto continue acompanhando o nosso portal.

Tadeu Castro
Escrito por

Tadeu Castro

Tadeu Castro é formado em Direito e graduando em Jornalismo. Atua como redator desde 2018 e está sempre pesquisando sobre os direitos dos aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS, afim de reunir e compartilhar informações atualizadas e confiáveis para nossos leitores.