Melhores empréstimos para quem recebe auxílio doença do INSS

Quer conferir quais são os melhores empréstimos para quem recebe auxílio doença do INSS? Então, não perca esta leitura que está incrível!

Em nosso radar de oportunidades, não podíamos deixar de falar dos melhores empréstimos para quem recebe auxílio doença do INSS.

Veremos questões importantes em torno do empréstimo, e esclareceremos as principais dúvidas entre beneficiários.


Quem está afastado pelo INSS consegue fazer empréstimo?

Para quem está afastado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), é possível fazer um empréstimo.

Contudo, é importante entender as condições, juros e prazos, além dos tipos de empréstimos disponíveis.

Você já deve conhecer o chamado “empréstimo consignado“, que é descontado diretamente da folha de pagamento de um benefício consignável.

Uma pessoa com um dinheiro na mão com luvas de borrachas após ver os Melhores empréstimos para quem recebe auxílio doença do INSS
Imagem: Reprodução/Freepik

Como um meio muito seguro para as instituições financeiras, este tipo de empréstimo possui taxas de juros menores.

Em contraste com isso, também há a oferta de prazos mais longos, transformando esta em uma opção viável para beneficiários do INSS.

De todo modo, é necessário entender se o seu benefício é ou não consignável.

Auxílio Doença, por exemplo, não é consignável. Ele se enquadra como o item de código 10 da lista de benefícios acidentários, este é o único não consignável de seu grupo.


Qual o banco que faz empréstimo para quem recebe auxílio-doença?

Vários bancos oferecem empréstimos consignados, mas como apontamos acima, eles não ficam disponíveis para quem recebe auxílio-doença.

Dessa forma, caso você tenha benefícios como pensão por morteaposentadoriarenda mensal vitalícia ou outros, é possível fazer esta solicitação.

Bancos como o Banco do Brasil, Bradesco e Santander estão entre os que oferecem essa modalidade de crédito.

Aliás, vale apontar que ter a documentação em ordem e um bom histórico de crédito, facilita a aprovação do empréstimo.


Quanto tempo leva para o INSS liberar um empréstimo?

Como há diferentes consultas e perfis no pedido do empréstimo, o tempo necessário para o INSS liberar um empréstimo varia.

Geralmente, depois que você faz a solicitação, o prazo para análise e aprovação pode ser entre 5 e 15 dias úteis.

Claro que este período inclui a verificação dos documentos e a confirmação do recebimento. Então, após a aprovação, o crédito fica disponível na conta do beneficiário em poucos dias.

Aliás, é importante que o solicitante verifique o status da sua solicitação e se atente a eventuais pendências que possam atrasar o processo.

Porque meu empréstimo consignado não foi aprovado?

De fato, este cenário não é tão agradável. No entanto, a não aprovação pode ocorrer por algumas razões. Entre os motivos mais comuns destacamos aqui:

  1. Documentação incompleta ou incorreta;
  2. Restrição no CPF;
  3. Benefício recente;
  4. Idade do beneficiário;
  5. Comprometimento da margem consignável.

Para evitar essas situações, não esqueça de revisar com muito cuidado todos os requisitos e documentações antes de começar a solicitação do empréstimo.

Em caso de dúvidas, entre em contato diretamente com a instituição financeira. Afinal, ela pode ajudar a esclarecer as pendências e facilitar a aprovação do pedido.

Apesar de destacamos os melhores empréstimos para quem recebe auxílio doença do INSS, lembre-se da importância de verificar se seu benefício INSS é consignável.

Assim, você tem um caminho livre para encontra a instituição financeira que oferece a melhor condição segundo a sua necessidade.

Moysés Batista
Escrito por

Moysés Batista