Mudanças no abono salarial: veja as novas regras para 2025

Mudanças no abono salarial: veja as novas regras para 2025.

Mudanças no abono salarial: veja as novas regras para 2025
Foto: Ag. Brasil

O abono salarial é um complemento da renda importante para os cidadãos brasileiros.

Mas a exemplo do que vem acontecendo em outras áreas, pode sofrer com os cortes de gastos do poder público.

Veja agora se há alguma mudança no benefício para 2025!

Novas medidas para o abono salarial

O governo, sobretudo a figura do Ministério da Fazenda, vem anunciando alguns cortes de gastos para se adequar ao orçamento para os próximos anos.

E o abono salarial é mais um que pode sofrer com as medidas. Atualmente, quem recebe, em média, até dois salários mínimos, pode receber o abono salarial do PIS/Pasep.

No entanto, a mudança agora fixa o teto em R$2.640, o equivalente a cerca de 1 salário mínimo e meio.

Quando a nova regra começa a valer?

De acordo com os anúncios do governo, as medidas devem começar a valer em 2025, ainda sem datas totalmente para a implementação.

Com isso, o calendário de pagamento que será impactado é o de 2027 com ano-base de 2025, ainda com um período de carência para as mudanças. 

Recentemente, o governo até chegou a listar o fim do abono salarial como uma possibilidade para reduzir os gastos, mas a medida seria muito impopular.

Quem vai perder o direito ao benefício?

Os cidadãos que receberem a média salarial de dois salários mínimos, independentemente do valor em alguns anos, não poderão mais receber o abono salarial.

Isso porque o governo fixou o teto em pouco mais que R$ 2,6 mil. No entanto, o poder público pode corrigir o valor de acordo com o INPC,

Ao longo dos próximos anos, o governo deve fazer um período transitório, visando impactar o menos possível para a vida e para o bolso do trabalhador brasileiro.

Quais os motivos?

O governo argumenta que precisa ajustar as finanças por conta das reduções do orçamento, mas vem desagradando muitos setores.

Isso porque a falta do abono salarial pode impactar o próprio consumo, visto que muita gente não terá um dinheiro importante para gastar.

Além disso, os resultados em um primeiro momento nas contas públicas deve ser baixo, com uma economia mais no longo prazo. 

De toda maneira, trará de fato muito impacto para os trabalhadores, com uma transição total até o ano de 2035 para suavizar as mudanças.

Por isso, é importante acompanhar as notícias para entender essa e outras mudanças nos benefícios do governo.

Como se preparar para as mudanças?

Em primeiro lugar, as mudanças não começam logo em 2025, portanto, os pagamentos seguem da mesma maneira no curto prazo.

Na verdade, os trabalhadores brasileiros terão cerca de 10 anos para a transição completa, com as reduções corrigidas justamente para chegar à economia.

Além disso, ainda não é possível saber mais sobre outras mudanças no cenário, principalmente por conta da necessidade de ajuste fiscal urgentemente.

Por isso, continue acompanhando as notícias oficiais para não ser pego de surpresa com cortes ou mudanças de benefícios sociais.

Gabriel Gonçalves
Escrito por

Gabriel Gonçalves

Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.