Mudanças no BPC podem afetar seu benefício; confira as novas diretrizes
Mudanças no BPC podem afetar seu benefício; confira as novas diretrizes.
O BPC é um dos benefícios sociais mais importantes para a população brasileira, sendo uma boa alternativa para os idosos.
E com o sucesso do BPC, o governo vem propondo mudanças, principalmente por conta do aumento de pedidos.
Veja agora as mudanças que podem ocorrer em 2025; confira!
Veja as mudanças do governo no BPC
O governo brasileiro passa por um processo de cortes de gastos, precisando adequar-se ao calabouço fiscal já em 2025.
Ao longo dos últimos meses, o governo já tem feito um pente-fino no BPC, buscando encontrar cadastros indevidos e irregularidades no processo.
Isso porque o Benefício da Prestação Continuada é pago tanto para os idosos acima dos 65 anos de idade quanto para as pessoas com deficiência.
Dessa maneira, o BPC acaba sendo uma alternativa à aposentadoria, principalmente para os cidadãos que ainda não conseguiram ter acesso ao benefício do INSS.
Por isso, o governo vem discutindo a possibilidade de restringir a oferta do BPC, sobretudo para o público com condições de saúde, visando abarcar apenas doenças mais incapacitantes.
Outras mudanças para o BPC
A grande preocupação do governo é com o uso indevido do benefício, sobretudo com laudos falsos e pagamentos indevidos para os cidadãos.
Por isso, o governo pode solicitar a prova de vida anual, a exemplo do que já acontece no INSS. A verificação dos beneficiários também acontecer com reconhecimento facial e biometria.
Nesse sentido, o governo deve investir também em tecnologia, principalmente com o cruzamento mensal de dados com outros sistemas como o Bolsa Família e o próprio SUS.
O BPC pode acabar?
Não há grandes notícias sobre a possibilidade de encerramento do BPC, principalmente por ser um benefício de muita ajuda para o cidadão brasileiro.
As propostas de mudanças vêm também gerando críticas ao governo, sobretudo em relação às restrições de doenças, que pode ser um impeditivo bem limitante.
Por sua vez, o uso de biometria e reconhecimento facial também podem atingir pessoas carentes que mais precisam do benefício.
De toda maneira, o BPC não deve acabar em 2025, mas de fato poderá haver mudança na estrutura.
Em termos de valores, não deve mudar a base no salário mínimo, que também deve aumentar em 2025, como acontece em todos os anos.
Como funciona o pente-fino do BPC?
O governo vem fazendo verificações no CadÚnico e em outros sistemas para buscar irregularidades no BPC.
Isso porque o poder público pode cruzar dados de várias fontes, como pagamentos de benefícios sociais como o Bolsa Família e outras ações.
Quando identifica alguma falta de informação ou problema, o BPC pode enviar um notificação.
No geral, é possível reverter a suspensão, sobretudo quando o único problema é em relação à desatualização das informações.
No entanto, se o governo identificar alguma irregularidade no pagamento, como cadastros falsos e doenças que não justificam o BPC, pode cancelar de uma vez o pagamento do benefício.
Por sua vez, a biometria é uma das grandes propostas de mudança justamente para evitar fraudes e pagamentos não devidos para os beneficiários.
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.