NOVAS regras para aposentadoria do INSS em 2024, saiba o que mudou
Veja agora as novas regras para a aposentadoria do INSS em 2024 e saiba tudo o que mudou!
Saber as regras do INSS é fundamental para ter acesso aos benefícios que lhe são de direito, então, confira as atuais regras para a aposentadoria!
O que mudou nas regras para a aposentadoria do INSS?
Em primeiro lugar, a principal mudança está no processo de concessão da aposentadoria especial, pricipalmente na atuação dos peritos médicos.
Nesse sentido, de acordo com a Auditoria-Geral, os peritos têm que ser mais conclusivos ao julgarem os segurados.
Isso quer dizer que não será mais recomendável solicitar novos documentos, já que o perito será o grande responsável por dar uma resposta de sua análise.
O objetivo é justamente agilizar o processo de solicitação da aposentadoria, visto que não tem o trâmite justamente de aguardar o envio de novos documentos para a análise.
E o que isso impacta para os cidadãos?
De acordo com os especialistas, a partir de agora, os cidadãos podem ter o benefício da aposentadoria negado em caso de inconsistências nos documentos.
Assim, se você enviar o protocolo com algum erro de digitação ou com informações incompletas, pode ter o pedido negado logo de cara.
Isso porque os peritos não terão mais o poder de verificar a documentação e encaminhar um pedido de atualização, já que terão que dar uma resposta direta e definitiva.
Quando a medida começa a valer?
Segundo o INSS, as medidas já estão válidas para quem protocolar os pedidos de aposentadoria especial a partir de agosto de 2024.
Portanto, quem der a entrada para a aposentadoria especial desde já, passará pelas novas regulamentações já impostas pelo Instituto.
Quais os problemas das novas medidas para aposentadoria especial do INSS?
Pela perspectiva do governo federal, a medida tem o objetivo de destravar o sistema e as filas, procurando encaminhar de maneira mais rápida os processos.
Porém, segundo os especialistas, esse tipo de prática pode justamente aumentar as judicializações dos processos.
Isso porque qualquer erro na comprovação do tempo de serviço para aposentadoria especial pode causar o resultado de negado, solicitando a abertura de um novo processo.
Além disso, mais pessoas deverão entrar na Justiça para ter acesso à aposentadoria, aumentando ainda mais os tempos com processos judiciais.
O que fazer para não ser negado?
Mais do que nunca, os segurados precisam planejar bastante a entrada para o pedido de aposentadoria especial, visto que a negativa pode atrasar ainda mais o processo e causar maior demora.
Por isso, procure garantir que todos os documentos estão devidamente listados para o momento de aplicação e entrada no pedido de aposentadoria especial pelo INSS.
Para essa fase, pode ser necessário contratar um profissional especializado para indicar os melhores pareceres para ter não cometer erros que possam impactar diretamente no sucesso da ação.
Depois disso, acompanhe de perto as atualizações do processo, já que você pode ver os resultados e os próximos passos de maneira online.
O mais importante será não errar na documentação e ter acesso à aposentadoria especial o mais rápido que for possível!
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.