Novidade: Faça empréstimo usando a Carteira de Trabalho Digital
Você sabia que de acordo com essa novidade é possível fazer empréstimo usando a Carteira de Trabalho Digital?
Segundo a nova resolução, os funcionários de empresas privadas podem integrar a Carteira de Trabalho para a retirada de empréstimos consignados; e você pode entender mais sobre o processo!
Conheça a nova Carteira de Trabalho Digital
Ao longo dos últimos anos, o governo brasileiro tem investido bastante na digitalização de seus documentos, como a Carteira Nacional de Habilitação e a nova Carteira de Identidade.
Por sua vez, a Carteira Digital de Trabalho, ou CDT, também veio para substituir a carteira impressa antiga, oferecendo mais comodidade e até segurança para usar direto pelo smartphone.
Agora totalmente conectada, a nova Carteira de Trabalho traz os mesmos direitos e o mesmo funcionamento do que o modelo convencional anterior. A assinatura de contratos também é feita de maneira 100% digital.
Como usar a Carteira em empréstimo consignado?
Os empréstimos consignados são modelos de crédito e financiamento que utilizam o pagamento das parcelas diretamente pelo contracheque pago mensalmente ao funcionário.
Por meio do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, os trabalhadores podem selecionar ofertas de empréstimos consignados, com mais de 80 instituições financeiras disponíveis.
O objetivo da inovação é justamente facilitar o acesso ao empréstimo, simplificando toda a situação para dar mais comodidade ao trabalhador brasileiro.
Como solicitar o empréstimo?
Você pode fazer o download do aplicativo Carteira de Trabalho Digital diretamente nas lojas de aplicativos de celulares. E o login é feito com a senha do GOV.BR, portal do sistema brasileiro que concentra uma série de serviços.
À medida em que o governo atualizar o aplicativo, você terá uma nova aba com as opções de empréstimo consignado, o que pode ficar disponível apenas para quem é contratado por alguma empresa.
Quando você pode solicitar o empréstimo consignado com a Carteira de Trabalho?
De acordo com as atualizações, o benefício ainda não está disponível para o público em geral.
Isso porque a nova funcionalidade ainda está sendo implementada no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, e o governo ainda trabalha em todos os trâmites entre financeiras e o próprio sistema.
Além de simplificar o processo, o empréstimo consignado pela Carteira oferece taxas de juros mais baixas.
Isso porque a financeira conta com menores riscos associados ao pagamento direto via folha de pagamento. Com mais garantias que vai receber, a financeira consegue ofertar condições melhores.
Qual a importância da nova função?
O lançamento é muito mais transformador do que uma simples tecnologia, sendo vital para o avanço da inclusão financeira.
A expectativa é que ao menos 80 bancos e instituições disponiblizem os serviços de empréstimos consignados para os trabalhadores brasileiros, com uma verificação mais ágil e segura.
Dessa maneira, a integração da Carteira de Trabalho Digital com o sistema de empréstimos consignados é um grande marco financeiro para o Brasil.
Ao facilitar o acesso a formas de crédito mais eficientes, melhora o ambiente de crédito e ainda segue o processo de modernização dos serviços digitais para o público.
De todo modo, todo empréstimo consignado tem suas taxas de juros, por isso, é preciso planejar-se com segurança.
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.