Novo prazo para envio de títulos do CNU: confira como participar após retorno de eliminados
Novo prazo para envio de títulos do CNU: confira como participar após retorno de eliminados.
Os candidatos do CNU (Concurso Público Nacional Unificado), também chamado de Enem dos Concursos, tem até quinta-feira para enviar títulos.
Essa é a chance de aumentar a pontuação e entrar no emprego dos sonhos; confira!
Novo prazo para a prova de títulos
A prova de títulos é um ponto importante de todo concurso público, visto que os processos oferecem maior pontuação para formações como mestrado e doutorado.
Aplicado em agosto, a primeira edição do CNU marcou o nascimento do chamado Enem dos Concursos, prova para unificar processos seletivos para cargos ao redor do país.
O prazo do resultado final foi estendido para fevereiro de 2025, o que também acarretou o maior prazo para envio de provas de títulos.
Assim, os candidatos reintegrados ao concurso têm até o dia 5 de novembro para enviarem as provas de títulos nos cargos que aceitam esse tipo de avaliação.
Quem pode envQiar a prova de títulos?
A prova de títulos pode ser enviada pelos candidatos que não zeraram a prova e estão concorrendo para uma vaga de emprego que aceite a prova como parte da nota.
Nesse sentido, é possível enviar títulos, como diplomas, de experiências profissionais, mestrados, doutorados e pós-graduações.
Como enviar a prova de títulos?
Para enviar a prova de títulos, é preciso acessar o site da Fundação Cesgranrio na página do CNU, seguindo as regras do edital.
A pontuação vai depender do cargo escolhido e do próprio título, com o doutorado valendo 6 e o mestrado 4, por exemplo.
Portanto, antes de fazer o envio dos títulos, verifique a pontuação correspondente para cada título que você enviar. Diretamente no edital você pode conferir a pontuação de cada titulo.
Na sequência, envie as imagens dos documentos que comprovem o título, com um arquivo por vez. O tipo de documento também vai estar explicitado no edital.
No geral, as imagens precisam ser originais ou cópias autenticadas em cartório, com tamanho máximo do arquivo de 2MB.
Os candidatos precisam ter a versão original do documento, que pode ser pedido a qualquer momento pela avaliação.
Qual a composição da nota final?
Nos cargos sem títulos, a nota é feita em 80% pela prova de múltipla escolha e 20% para a parte escrita.
No entanto, para os cargos com prova de títulos, o envio dos documentos pode contar até 10% da nota final.
Por isso, os participantes do exame unificado podem ter notas diferentes para cada um dos cargos aos quais estão concorrendo no exame.
Qual o cronograma do Enem dos concursos?
O governo modificou as datas do cronograma do Enem dos concursos. A divulgação dos resultados das provas objetivas aconteceu no dia 25 de novembro.
Veja as próximas datas:
- Divulgação das notas preliminares entre 6 de dezembro de 2024 e 10 de janeiro de 2025;
- Perícia média dos candidatos com deficiência no dia 23 de dezembro de 2024;
- Divulgação dos resultados preliminares nos dias 15 e 16 de janeiro de 2025;
- Resultados finais previstos para o dia 11 de fevereiro de 2025.
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.