Número do NIS mudou! O que acontece? Vou continuar recebendo meus benefícios?
Você teve uma surpresa ao acessar seu benefício e perceber que o número do NIS mudou? Foi isso que aconteceu com diversas pessoas nessas últimas semanas.
Enquanto para muitos isso não chega a ser um problema grave, para outros vai ser uma enorme dor de cabeça e fonte de dúvidas e incertezas.
O NIS (Número de Identificação Social) é um código único de 11 dígitos que a Caixa Econômica Federal atribui às pessoas cadastradas em programas do governo.
Através dele o governo gerencia quem recebe qual benefício, garantido que cada cidadão receba aquilo a que tem direito.
Ou seja, o NIS serve como uma espécie de registro que você precisa para participar de coisas como Bolsa Família, por exemplo.
Alteração do NIS
Mesmo sendo tão importante, o Número de Identificação Social pode ser alterado em diversas situações, mesmo sem o consentimento das pessoas cadastradas.
Recentemente, casos assim têm sido reportados por beneficiários de vários programas, que notaram que seu número não é mais o mesmo.
E existem várias razões para isso, sendo a principal delas atualizações cadastrais feitas pelo governo que alteram diretamente seus bancos de dados, incluindo migrações nos sistemas.
Da mesma forma, outra situação comum que pode resultar em uma mudança no número de identificação é a correção/atualização de dados.
O que fazer depois que o número do NIS mudou?
Antes que você entre em pânico, vale notar que a mudança não altera a elegibilidade de uma pessoa para receber um benefício.
Por exemplo, quem recebe algum auxílio que depende dessa informação continuará tendo direito a ele, mesmo depois da mudança.
Por outro lado, ela pode gerar inconsistências em programas e serviços que usam o número como pré-requisito, resultando até mesmo em seu bloqueio temporário.
Se você notar que seu número do NIS mudou, o aconselhado é atualizar seus dados no CadÚnico, através do app Meu CadÚnico, site da Caixa Econômica ou indo presencialmente ao CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) mais próximo.
Além disso, alguns programas como o Bolsa Família usam o dígito final do NIS para definir a ordem do pagamento dos benefícios, então é bom ficar de olho.
Unificação dos Números NIS e PIS
Além das situações mostradas acima, existe outro motivo para a mudança do número NIS, a unificação com o PIS (Programa de Integração Social).
Assim como o primeiro, o PIS também é um código usado para gerenciar benefícios, mas atribuído a pessoas que trabalham com carteira assinada.
A unificação chega para facilitar o processo de receber benefícios, garantindo um único calendário de pagamento para todos.
Como consultar o NIS depois da mudança?
Para verificar se o número do NIS mudou, tudo que uma pessoa precisa é verificar no aplicativo Cadastro Único seguindo estes passos:
- Baixe e instale o aplicativo em seu celular;
- Faça login com seu CPF e senha do portal Gov.br;
- Toque em “Comprovante de cadastro”;
- Identifique o seu nome e confira seu NIS na seção “NIS, PIS ou PASEP”.
Caso não tenha o aplicativo, também é possível fazer a consulta no Caixa Tem, ou pelo site da Caixa Econômica.
Jaizon é redator de blogs desde 2019, já escreveu sobre vários temas, mas tecnologia é o seu assunto preferido. Também é ghostwriter, já deu aulas de línguas e faz traduções às vezes. Fã de games, séries e filmes, está sempre em busca de aprender mais, especialmente sobre as áreas que lhe interessam. Seu sistema operacional favorito? Qualquer coisa que rode Linux!