Descubra se você tem direito ao novo cartão do INSS aqui

Tadeu Castro

13 de março de 2023

Você sabe pedir novo cartão INSS? A novidade tem animado aposentados e pensionistas ao redor do Brasil que notam alguns novos benefícios logo no início de 2023. Portanto, confira abaixo como pedir novo cartão INSS e não perca a chance de receber o seu!

Pedir novo cartão INSS

Fonte: Gov.br.

Novo Cartão INSS 2023

Logo em fevereiro de 2023, o Governo Federal comunicou que novos benefícios aos aposentados e pensionistas do Brasil seriam entregues. Entre eles, o novo cartão do INSS se inclui.

A ideia do recurso é oferecer benefícios específicos aos cidadãos segurados pela Previdência Social, que vão desde descontos na compra de produtos e serviços até gorjetas no transporte público.

Pedir novo cartão INSS.

Fonte: Caixa Econômica Federal.

É uma iniciativa liderada pela Previdência Social e pelo Ministério da Economia, encabeçado pelo Ministro Fernando Haddad, anunciado em 6 de fevereiro. A ideia é garantir segurança financeira aos aposentados.

Os novos recursos serão disponibilizados em março de 2023. No entanto, é necessário cumprir alguns critérios para pedir novo cartão INSS. Você sabe quais são eles? Descubra!


Por que utilizar o novo cartão INSS?

Os benefícios do novo cartão INSS são inúmeros, e variam desde descontos à modalidades de gorjetas, preços mais baratos e ofertas exclusivas aos aposentados e pensionistas.

No entanto, o cartão está em confecção e o benefício deve chegar ainda neste mês. Portanto, fique atento com possíveis fraudes, golpes e empresas falsas querendo arrecadar dinheiro e dados de forma indevida.

Pedir novo cartão INSS.

Fonte: Reprodução/Freepik.

Para inserção do novo cartão INSS no mercado, é necessário que haja devida regulamentação legal (edição de nova lei/regulamento/decreto), para oficial lançamento e distribuição.

À contramão, já é possível perceber alguns dos benefícios que a posse do cartão permite. A lista de benefícios é evidente e os aposentados só tem a ganhar com a utilização do mesmo:

  1. Transporte Público: o transporte público gratuito é um dos maiores benefícios do novo cartão INSS. Este serviço facilita o transporte gratuito para idosos com 60 anos ou mais.
  2. Descontos em compras variadas: ao finalizar suas compras, o aposentado e pensionista poderá angariar descontos nos produtos adquiridos. Assim, para fazer jus ao benefício, é necessário que a empresa/estabelecimento seja parceiro do Governo Federal (disponibilização do benefício).
  3. Validade Territorial: Ainda que o aposentado ou pensionista resida no estado de São Paulo, por exemplo, ele poderá utilizar o cartão em qualquer estado, desde que dentro do território brasileiro. Assim, a validade do cartão é dentro do Brasil todo, garantindo maior segurança e benefícios ao beneficiário da Previdência Social.

Para as empresas que desejam garantir o benefício, o Governo Federal disponibiliza inúmeros benefícios fiscais. Assim, tanto o comércio quanto os aposentados e pensionistas são beneficiados.


Quem pode receber o cartão do INSS?

A princípio, o novo cartão do INSS estará disponível para cerca de 14 milhões de beneficiários, que já tenham conta na Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil.

No entanto, o Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, informou que pretende ampliar o benefício para que todos os 37 milhões de brasileiros inscritos no INSS possam usufruir do novo serviço.

Fonte: Caixa Econômica Federal.

No entanto, nas fases iniciais da emissão do cartão, a obtenção do benefício ficará limitada apenas aos segurados (aposentados e pensionistas) que recebam seus benefícios através do BB ou da Caixa Econômica Federal.

Ou seja, correntistas de bancos públicos fazem parte da lista prioritária do recebimento do cartão. No entanto, tudo indica que futuramente o recurso poderá funcionar em instituições privadas.

Tadeu Castro
Escrito por

Tadeu Castro

Tadeu Castro é formado em Direito e graduando em Jornalismo. Atua como redator desde 2018 e está sempre pesquisando sobre os direitos dos aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS, afim de reunir e compartilhar informações atualizadas e confiáveis para nossos leitores.