Aposentados e pensionistas do INSS devem ter aumento acima do salário mínimo e já podem pular de alegria

Gilmar Penter

7 de junho de 2024

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm um motivo para comemorar em 2024. Recentemente, foram anunciadas mudanças significativas nos benefícios previdenciários que prometem trazer mais alívio financeiro para milhões de brasileiros. 

Este ano, os ajustes nos valores das aposentadorias e pensões do INSS devem superar o aumento do salário mínimo, oferecendo um suporte financeiro mais robusto para os beneficiários.

Aposentados e pensionistas do INSS devem ter aumento acima do salário mínimo e já podem pular de alegria

Aumento do salário do INSS acima do Salário Mínimo

Historicamente, os reajustes das aposentadorias e pensões do INSS estão alinhados ao aumento do salário mínimo. No entanto, em 2024, espera-se que os beneficiários recebam um aumento percentual maior do que nos anos anteriores. 

Este ajuste diferenciado é uma excelente notícia para os aposentados e pensionistas, considerando especialmente a inflação e os custos de vida crescentes.

Os aumentos são determinados com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que reflete a inflação acumulada do ano anterior.

Para 2024, a previsão é que o INPC apresente um valor que permitirá um reajuste superior ao do salário mínimo de 2024 que é de R$ 1420,00, trazendo assim um ganho real no poder de compra dos aposentados e pensionistas.

Para muitos aposentados e pensionistas, a aposentadoria do INSS é a principal fonte de renda. Portanto, um aumento acima do salário mínimo significa uma melhoria significativa na capacidade de arcar com despesas essenciais, como alimentação, medicamentos, e outras necessidades diárias.

Este aumento é particularmente importante em um cenário onde a inflação impacta fortemente os preços dos alimentos e medicamentos, itens indispensáveis para a população idosa. Com o reajuste, espera-se que esses beneficiários possam ter uma maior tranquilidade financeira e melhor qualidade de vida.

Quando começo a receber novo valor do INSS?

O novo valor do salário dos aposentados e pensionistas começará a ser pago somente em 2025, conforme a previsão do calendário de pagamentos que começa em janeiro. Entretnto, com o diferencial de aumento do valor.

É crucial que os beneficiários estejam atentos ao calendário de pagamentos do INSS. Os depósitos são realizados conforme o número final do benefício, sem considerar o dígito, conforme o cronograma estabelecido. 

As datas de pagamento para 2024 podem ser consultadas no site do INSS ou diretamente nos bancos pagadores.

Os beneficiários podem verificar o novo valor de suas aposentadorias e pensões de forma simples e prática através do aplicativo Meu INSS ou pelo site oficial do INSS. Para acessar essas informações, siga os passos abaixo:

  1. Acesse o site Meu INSS ou baixe o aplicativo no seu smartphone.
  2. Faça login utilizando suas informações pessoais ou por meio do gov.br.
  3. No menu principal, selecione a opção “Extrato de Pagamento”.
  4. Verifique o valor atualizado do seu benefício.
  5. Veja mais informações sobre o INSS.  

Além disso, o extrato de pagamento também estará disponível nas agências do INSS e nos terminais de autoatendimento dos bancos conveniados. Você pode baixar o aplicativo Meu INSS no Google Play para Android e no App Store para Iphone.

Saiba que outrs notícias já foram reveladas para os pensionistas do INSS e que também começam a valer em 2025.

Gilmar Penter
Escrito por

Gilmar Penter