Pesquisa Mostra que Passagem Cara Reduz Viagem do Brasileiro; entenda
Você sabia que uma pesquisa recente mostrou que a passagem cara reduz os dias de viagens dos brasileiros?
De acordo com um levantamento, o preço médio das viagens subiu recentemente, o que impacta significativamente nas compras e até no tempo médio de passeio dos brasileiros; veja mais detalhes.
As passagens no Brasil ainda estão caras
De acordo com um levantamento da Viajala, empresa de busca de voos, viajar no Brasil ainda continua caro.
Na verdade, a subida dos preços até chegou a ser reduzida ao longo dos últimos meses. Ao todo, foram quase 3% de queda, mas os preços ainda estão elevados.
Segundo a pesquisa, isso se mantém porque os preços subiram muito, sobretudo nos anos de 2020 e 2021 com a pandemia de Covid-19.
O levantamento da Viajala fez um estudo sobre as compras de passagens para julho, visto que é o mês de férias. E em relação ao ano de 2023, os preços subiram cerca de 18% para as viagens nacionais.
E no caso das passagens internacionais, o aumento foi a metade, de 9% em relação às compras para os voos em julho de 2023.
Por que os brasileiros viajam por menos dias?
A pesquisa também traz um dado interessante. De acordo com a Viajala, os brasileiros começaram a buscar por viagens mais curtas.
Em relação ao ano anterior, os compradores têm pesquisado por viagens até 4 dias mais curtas para os destinos nacionais. Isso significa que, para manter a possibildade de viajar, o público escolhe por passar menos tempo.
Essa escolha tem impacto direto na economia das cidades turísticas. Quanto menos dias a pessoa fica no destino, menores são os gastos envolvidos para a região.
Assim, a média atual de uma viagem em território nacional é de 10 dias, diferente dos 14 dias do período anterior.
No caso das viagens internacionais, a redução foi de apenas um dia. E de acordo com o levantamento do Viajala, o tempo médio de viagem é de 13 dias para o mês de julho.
Quais as cidades mais visitadas dentro e fora do Brasil em julho?
Segundo o Viajala, a cidade de Florianópolis teve um aumento de 40% de acordo com as notícias. Isso fez com que a passagem aumentasse mais de 51% no preço.
Ainda no Sul, a cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, também conta com um aumento no mês de julho. Por sua vez, a cidade de Vitória, no Espírito Santo, também teve um aumento grande nos últimos dias.
Pelo contrário, as cidades de Belém no Pará e Manaus também tiveram queda no preço. Em viagens internacionais, o destino que mais encareceu foi Cuzco, no Peru, com aumento de até 80%.
As cidades de Los Angeles e Cidade do Panamá também tiveram altos aumentos. Por sua vez, apesar da alta busca, a cidade de Santiago, no Chile, teve uma redução de mais de 20% nos preços.
Já Frankfurt, na Alemanha, também com aumento na busca, teve redução nos preços, chegando na faixa dos 7 mil reais para ida e volta, a depender da saída.
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.