PIX automático, PIX inteligente e outras novidades do Banco Central para 2025
Veja agora: PIX automático, PIX inteligente e outras novidades do Banco Central para 2025!
O Banco Central propõe mudanças importantes para o Pix ao longo dos próximos anos. O objetivo é aumentar ainda mais a adesão ao método de pagamento.
Por isso, veja agora quais as principais atualizações prometidas para o Pix!
Pix toma o trono de método de pagamento mais popular do país!
O Pix passou o cartão de crédito e tornou-se o método de pagamento mais popular do país, e a tendência é de que em 2025, seja o preferido para 44% das pessoas, contra os 41% do crédito.
Em setembro de 2024, o Pix registrou um novo recorde, com mais de 227 milhões de transações em um único dia, marca histórica do Pix.
Quais as novidades para o Pix em 2025?
Veja as principais novidades do Pix para o ano de 2025:
1. Pix Automático
O Pix Automático é uma inovação importante do Banco, permitindo o agendamento de pagamentos recorrentes diretamente do app do banco.
O foco dessa automação é justamente para as empresas, sobretudo em mercados de serviços de luz, água, telefone e academias, por exemplo.
Por mais que tenha sido agendado para o fim de 2024, o lançamento só deve ficar para junho de 2025, de acordo com o novo planejamento pelo Banco Central.
2. Pix Recorrente
O Pix recorrente é um pouco diferente do Automático, mas também permite que você configure pagamentos.
A opção do Pix Automático confere mais praticidade sobretudo para as próprias empresas, mas o recorrente já deve começar em outubro de 2024.
3. Novo sistema de segurança
Atualmente, o MED é o Mecanismo Especial de Devolução para auxiliar os cidadãos com problemas com o Pix.
De acordo com o Banco Central, a proposta é de lançar um novo mecanismo de devolução, uma espécie de MED 2.0, com a procura de melhorar o oferecimento de suporte aos usuários.
O principal objetivo é tornar o serviço mais rápido, visando otimizar todo o processo de solicitação de ajuda.
No entanto, o lançamento só deve acontecer entre o final de 2025 e o começo de 2026, passando ainda por mudanças até lá.
4. Pix por Aproximação
Os bancos já se prepararam para oferecer o Pix por Aproximação, uma espécie de pagamento parecida com o que acontece com os cartões.
Dessa maneira, o Open Finance vem trabalhando para oferecer o suporte necessário para facilitar o acesso aos usuários.
E o que mais espera-se do Pix?
Além das mudanças já anunciadas, ainda se espera muito para o Pix, sobretudo em relação ao Pix offline.
Isso porque a conexão de internet ainda é um problema em boa parte do país. Por sua vez, o Pix offline ajudaria a facilitar o acesso e o pagamento em qualquer situação.
Além disso, o Pix deve exigir novas medidas de segurança, principalmente por conta dos golpes cada vez mais recorrentes.
Para mitigar os problemas, o BC deve investir continuamente em inovações para dar mais camadas de segurança e confiabilidade ao Pix, para seguir crescendo!
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.