Por que brasileiros estão pedindo demissão? Veja as causas principais
Você sabe por que os brasileiros estão pedindo demissão? Veja as principais causas!
O momento de pedir demissão é sempre tenso na vida do trabalhador, mas o que será que tem motivado os brasileiros nos últimos tempos ao decidir por essa saída? Veja uma análise!
Como anda o desemprego no Brasil?
Recentemente, o IBGE trouxe dados sobre a queda da taxa de desemprego no Brasil, que atingiu o valor mais baixo dos últimos tempos.
O Ministério do Trabalho também revelou dados interessantes sobre os pedidos de demissão no país, confira algumas análises importantes sobre os dados.
Principais motivos para pedir demissão
Confira as principais motivações para pedir demissão no Brasil:
1. Insatisfação com o ambiente de trabalho
O desgosto com o trabalho é uma das principais motivações para pedidos de demissão, tratando-se do ambiente em si, e não da execução da função.
Nesse sentido, a criação de um ambientes hostil, falta de suporte e problemas de comunicação com os colegas pesa negativamente para os funcionários.
Isso inclui também a excessividade de competição, principalmente quando não há reconhecimento pelos esforços durante o trabalho.
2. Remuneração insuficiente
Os problemas de origem financeira são grandes motivadores de pedidos de demissão, principalmente por conta dos baixos salários.
Além disso, a falta de benefícios como vale-alimentação, plano de saúde e outros acessos. A falta de aumentos e a incompatibilidade com a função exercida são grandes motivadores dos pedidos de demissão.
3. Falta de oportunidades
Muitas empresas prometem crescimento interno, mas não entregam oportunidades para subir de cargo ou alçar salários melhores.
E isso tem sido um dos grandes motivadores para pedir demissão, justamente para buscar outras melhores colocações no mercado.
4. Problemas emocionais
Os problemas emocionais também são motivadores para pedidos de demissão, principalmente quando a pessoa entra em um estado de esgotamento.
Além disso, pode haver incompatibilidade com a rotina familiar, principalmente quando se tem filhos ou algum parente que necessita de cuidados.
Esse tipo de pedido de demissão pode ser mais comuns em trabalhos presenciais, visto que é possível conciliar um pouco melhor no home office.
5. Outras propostas
Receber outra proposta mais vantajosa também é um dos motivadores para pedir demissão, principalmente quando já se tem algo engatilhado.
Dessa maneira, ainda há a possibilidade de conseguir uma oferta melhor na própria empresa.
Como pedir demissão?
Em primeiro lugar, é fundamental que você reflita se é isso mesmo que quer e precisa.
Saiba que problemas acontecem, e você pode tentar resolver com o diálogo ou com ajuda especializada, como um psicólogo.
Porém, caso você já esteja certo da decisão, tenha calma para abordar os responsáveis e fazer a solicitação.
Nesse sentido, cada empresa conta com os seus próprios protocolos, mas não foge muito da conversa com os gestores e com o setor de recursos humanos.
É interessante que você saia sem grandes problemas, deixando uma porta aberta no mercado de trabalho, mesmo que tenha havido rusgas com a empresa.
Pense que você sempre pode precisar de recomendação ou mesmo de outra chance de trabalho em um momento delicado.
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.