Precisa do Auxílio-Doença em 2024? Veja as MUDANÇAS e como pedir
Se você precisa do Auxílio-Doença em 2024, temos informações fresquinhas para te ajudar neste processo.
Afinal, com o passar dos anos, o Auxílio-Doença, um dos principais benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), passou por diversas alterações.
Para 2024, os beneficiários encontram algumas atualizações na concessão e nos requisitos, que certamente vão impactar quem depende desse suporte.
Então, venha com a gente neste artigo, acompanhe as mudanças e o que considerar ao solicitar o benefício.
Quais são as principais mudanças para 2024?
Em 2024, para começar, o Auxílio-Doença passa a se chamar Benefício por Incapacidade Temporária.
Além disso, a introdução da plataforma Atestmed, chegou para deixar o processo de concessão mais eficiente.
Assim, há um destaque para a definição de prazo, que passa a se ajustar mais conforme a necessidade do profissional.
Esta mudança facilita o processo de renovação, além de valores a serem liberados, e até mesmo prazos para apresentação de novos documentos e outros procedimentos.
A ampliação para atender de forma mais digital através da Atestmed, agilizou o processo de triagem do INSS.
Portanto, o tempo de espera para conseguir uma avaliação, ou até mesmo a liberação do benefício, será menor para beneficiários em situações mais graves.
Por fim, o INSS já declarou que a adoção de métodos de verificação mais rigorosos e digitalização de seus sistemas, já mostrou um impacto significativo contra as fraude dentro do poder público.
Como solicitar o Auxílio-Doença em 2024?
Para solicitar o Auxílio-Doença em 2024, o processo continua sendo feito pelo portal ou aplicativo Meu INSS. Na prática, basicamente, o segurado deve:
- Reunir os documentos necessários, como atestado médico recente com CID (Classificação Internacional de Doenças) e laudos complementares;
- Realizar a solicitação pelo Meu INSS, informando os dados exigidos;
- Acompanhar o agendamento de perícia, se necessário. Para casos que se enquadram na perícia simplificada, a resposta pode ser mais rápida.
Quem tem direito ao benefício?
O Auxílio-Doença se destina aos segurados do INSS que estejam temporariamente incapazes de trabalhar devido a uma doença ou acidente.
Aliás, o período mínimo para realizar o pedido, deve ser de 15 dias impedido de exercer as suas atividades por conta de alguma limitação, seja ela física ou mental.
Para ter direito, é preciso cumprir uma carência mínima de 12 contribuições mensais, salvo em situações específicas de doenças graves.
Atenção aos prazos e reavaliações
Vale lembrar que o Auxílio-Doença é um benefício temporário. Então, como já é acordado, ele passa por reavaliações periódicas pelo INSS.
Quando o prazo concedido inicialmente se aproxima do fim, o segurado deve solicitar a prorrogação ou transformação em outro benefício.
Afinal, a aposentadoria por invalidez, por exemplo, só é concedida a partir de uma avaliação médica de um cliente que estava com o Auxílio-Doença.
Por fim, fica o nosso destaque para não deixar de acompanhar as atualizações do INSS acerca do benefício.
A atualização ou inclusão de novas regras, visa deixar os benefícios cada vez mais assertivos e melhores para os beneficiários.
Você também pode contar com o Brasileiro Trabalhador, se não quer perder as novidades mais importantes em torno desde e outros benefícios sociais.
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atuando como Redator Web nos últimos quatro anos, entregou mais de 10 mil artigos em SEO. Hoje, escreve diariamente para o Brasileiro Trabalhador. Além de artigos otimizados, escreveu livros como Ghost Writer, trabalhos acadêmicos, cursos, roteiros para canais do YouTube, entre outros tipos de textos, colaborando com dezenas de clientes dentro e fora do Brasil.