Programa Periferia Viva: veja como o governo planeja urbanizar favelas
Programa Periferia Viva: veja como o governo planeja urbanizar favelas.
A presidência de Luís Inácio Lula da Silva acabou de lançar o novo programa Periferia Viva, que chega para urbanizar favelas ao redor do país.
O evento de lançamento aconteceu na quinta, 28 de novembro, veja mais detalhes sobre a iniciativa!
O que é o Programa Periferia Viva?
De acordo com o governo federal, o programa Periferia Viva nasceu com a função de apresentar melhorias para as favelas brasileiras.
A iniciativa tem várias vertentes, e uma delas é o projeto CEP para todos, com o objetivo de levar o registro de código postal para todas as moradias de favelas do país até 2026.
Segundo o evento de lançamento do novo programa federal, o governo deve destinar mais de 7 bilhões de reais para investimentos na urbanização de favelas.
Lula fala sobre o programa
Durante o evento de lançamento, o presidente Lula discursou sobre as motivações para o programa de urbanização das áreas de favelas, veja:
“Tem gente que pode escolher a sua profissão. Mas tem outra parte da sociedade que fica com o que resta. Da mesma forma, há uma parte do povo que escolhe onde morar. E outros ficam com o que resta”, disse o presidente.
Junto do lançamento, o presidente trouxe outras pautas, como a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil.
Quais as estratégias do Programa Periferia Viva?
O governo já divulgou mais de 1,4 bilhão de reais para obras de contenção de encostas e mais 3,3 bilhões de reais para urbanização diretas de favelas.
E ambos os investimentos em contratações já estão previstos no Novo Pac.
Além do Ministério das Cidades, são mais 16 outros ministérios do governo federal envolvidos no apoio ao programa.
O Periferia Viva prevê ações em mais de 100 planos municipais para reduzir os riscos em áreas críticas.
Quais os próximos passos?
De acordo com o governo, a previsão é de que até 2026 todos os municípios tenham favelas beneficiadas pela inciativa.
E o programa envolve regularização fundiária e melhorias habitacionais em todo o território nacional.
Além disso, o governo brasileiro já salientou que visa apoiar medidas e iniciativas dentro das próprias favelas e comunidades.
Portanto, os próximos planos para o futuro estão nos investimentos para a urbanização das áreas, começando pelas mais sensíveis e com riscos para os moradores.
A medida também deve contribuir para a geração de empregos ao redor de todo o país, com canteiros de obras e investimentos para diferentes áreas.
A importância também do Minha Casa Minha Vida
O Minha Casa Minha Vida é outro programa do governo federal que, de certa maneira, tem a atuação em oferecer melhores condições de moradias.
Isso porque as famílias podem conseguir crédito facilitado e com menores taxas de juros para a realização do sonho da casa própria.
Inclusive, recentemente, o governo tem investido em fornecer crédito para valores mais baixos e justamente para as populações das faixas 1 e faixa 2.
Além disso, o governo tem privilegiado a construção de casas novas.
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.