Qual o teto máximo do inss em 2024? Veja até quanto você pode receber
Você sabe qual o teto máximo do INSS em 2024? Confira o quanto é possível receber em benefícios!
O INSS é um dos órgãos mais importantes do governo brasileiro, destinando bilhões e bilhões de reais para auxiliar os trabalhadores do país; confira os valores máximos!
O que é o teto do INSS?
O teto do INSS é o valor máximo que o Instituto paga em benefícios. Isso significa exatamente o quanto é possível receber com os benefícios do INSS.
Nesse sentido, o INSS apresenta pagamentos para os trabalhadores, como aposentadoria, afastamentos e seguros.
Como é calculado o teto do INSS?
O teto do INSS é calculado com base do INPC, Índice Nacional de Preços ao Consumidor, geralmente do ano anterior.
No caso de 2023, utilizado para o cálculo em 2024, foi na faixa de 3.71%, estendendo-se para todos os beneficiários do INSS.
Por sua vez, o INSS também leva em conta os valores do salário mínimo, que também são atualizados todos os anos, aumentando também o cálculo do teto, que depende do salário.
Qual o teto do INSS em 2024?
Para o ano de 2024, o teto do INSS é de R$7.786,02, sendo então o valor máximo a ser pago pelos benefícios do INSS.
E isso engloba inclusive o pagamento da aposentadoria, das mais diferentes formas de cálculo, chegando ao máximo de pouco mais de 7 mil reais pelo governo federal.
Como receber o teto do INSS?
Os benefícios do INSS são calculados com base no salário de contribuição, que é diferente do salário real, já que não leva em conta os benefícios e acréscimos.
Então, para ter acesso ao teto do INSS, é preciso receber um salário com esses valores, preferencialmente bem acima dos 7 mil reais, já que levará em consideração o salário de contribuição do cidadão.
O teto do INSS vai aumentar em 2025?
Sim, o teto do INSS irá aumentar em 2025, visto que é reajustado todos os anos em razão do IPCA e de outros cálculos importantes, como o aumento do salário mínimo.
Por isso, para o ano de 2025, com o aumento do salário mínimo, também acontecerá o aumento justamente do teto do INSS, levando em consideração os salários e os valores atuais vigentes para o ano.
Quanto pagar por mês ao INSS?
O cálculo da alíquota do INSS depende exatamente do valor do salário base para a contribuição.
Nesse sentido, para quem recebe até um salário mínimo, a conta da alíquota é de 7.5% para o INSS. Por sua vez, quem recebe até o teto máximo, precisa pagar uma porcentagem de 14% ao mês.
O cálculo pode envolver valores altos, com pagamentos descontados da folha de salário diretamente pelo contratante.
Ao longo dos últimos anos, muita gente tem investido em previdência privada justamente para ter uma alternativa de aposentadoria.
São muitos os investimentos que o público pode fazer para contar com rendimentos maiores após pelo menos 10, 20 ou 30 anos de contribuição.
De toda maneira, veja algumas dicas para investir em Previdência Privada:
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.