Qual será o futuro do X no Brasil? Vai voltar?
As notícias são muitas, mas e aí: qual será o futuro do X no Brasil? Vai voltar?
Já há alguns dias fora do ar no Brasil, a situação do X é uma das maiores polêmicas atuais no país, confira qual será o futuro provável para a rede social no país!
Entenda a história do bloqueio do X no Brasil
Na madrugada do último sábado (ou até um pouco antes), o X saiu do ar do Brasil.
Anteriormente chamado de Twitter e amplamente famoso na cultura brasileira e mundial, a rede social foi bloqueada no país.
A decisão veio do STF, que argumentou que a medida foi tomada por conta da ausência de um escritório da empresa no Brasil.
Isso porque, ainda no mês de agosto, Elon Musk, CEO do X, retirou todos os escritórios da rede social do Brasil.
De acordo com o STF, a medida é ilegal, visto que não teria representantes legais no país, impossibilitando a colaboração em casos de problemas e de processos.
Quando o X vai voltar ao Brasil?
A questão em relação ao X ganhou contornos políticos dentro e fora do Brasil, tratando-se de uma disputa que ganhou as páginas nacionais.
Nesse sentido, não há previsão para o retorno do X ao cenário brasileiro, principalmente por conta de tais impasses.
Para retornar ao país, o X precisa pagar todas as multas e reativar os seus escritórios no Brasil, definindo representantes legais para responderem pelas ações da marca no Brasil.
Por conta da disputa ideológica que se instalou, pode haver atraso no processo, ainda sem qualquer perspectiva de retorno.
Quais os efeitos da queda do X no Brasil?
O bloqueio do X no Brasil vem gerando debate interno, principalmente com medidas de questionamento ao STF.
Já na semana do dia 2 de setembro, o Partido Novo protocolou uma ação oficial para questionar o presidente do STF, Alexandre de Moraes, com argumentos em relação ao processo.
Além dos reflexos administrativos, é difícil precisar exatamente os problemas com a saída do X do país.
Isso porque trata-se de uma rede social que também movimenta ativos no jornalismo, na produção de conteúdo e na publicidade em todo o Brasil.
Quais as alternativas ao X no Brasil?
Ainda conhecida como Twitter, a rede social ficou muito popular ao redor do mundo, principalmente por permitir o compartilhamento de textos de maneira rápida e eficiente.
Nesse sentido, ganhou destaque pela facilidade para a replicação de notícias, conseguindo cobrir eventos e acontecimentos de maneira muito rápida e interativa.
Por isso, é difícil encontrar uma outra rede social como o Twitter (X), já que a maior parte das redes como TikTok e Instagram investem mais na publicação de fotos e de vídeos.
Inclusivo, a própria Meta tem investido no Threads, plataforma de compartilhamento de textos, mas que ainda não vingou completamente mundo afora.
Uma rede parecida com o X, a BlueSky, já registrou milhões de novas contas nos últimos dias, trazendo um layout que lembra bem o Twitter há alguns anos, mas ainda bem long dos números do X.
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.