Quem se cadastra no CRAS em 2025 ganha o quê? Veja os benefícios disponíveis

Quem se cadastra no CRAS em 2025 ganha o quê? Veja os benefícios disponíveis.

Quem se cadastra no CRAS em 2025 ganha o quê? Veja os benefícios disponíveis.
Foto: Agência Brasil

O CRAS é uma entidade muito importante no cenário brasileiro, principalmente pela missão de receber as pessoas em vulnerabilidade social e econômica.

E você pode ter acesso a muitos benefícios com a sua entrada no cadastro.

Por isso, veja agora tudo o que você pode ganhar com o seu cadastro no CadÚnico; confira!

Para que serve o CRAS?

O CRAS é o Centro de Referência de Assistência Social, uma entidade pública que tem uma série de funções no contexto social brasileiro.

Nesse sentido, o CRAS está pronto para receber a população em situação vulnerável financeira e econômica.

Por isso, o Centro realiza ações como cadastros em programas sociais do governo, orientações sobre benefícios sociais e informações gerais.

O CRAS também está pronto para encaminhar as solicitações para outras entidades responsáveis, sobretudo quando se trata de questões mais delicadas.

Por fim, o CRAS também realiza ações sociais e pode fazer visitas para famílias incapacitadas de irem até o Centro.

Que benefícios o CRAS oferece?

Em primeiro lugar, o CRAS não é o responsável por benefícios sociais, mas sim é o centro que recebe as inscrições das famílias.

E a principal inscrição é o CadÚnico, sistema que concentra os programas do governo, como o próprio Bolsa Família.

Portanto, o CRAS é o local que recebe as famílias para a realização do cadastro do CadÚnico, juntando a documentação e encaminhando para os benefícios correspondentes.

Isso porque o CadÚnico é o ponto de comunicação com o governo federal, e é o canal que o cidadão cita sua situação de vida e é encaminhado para os programas sociais.

E o principal programa que precisa da ida ao CRAS é o Bolsa Família, visto que todos os beneficiários do programa estão devidamente cadastrados no CadÚnico.

Outros benefícios do CRAS

O CRAS também pode encaminhar o Vale-Gás, por exemplo, oferecido ao longo do último ano para os cidadãos brasileiros.

Além disso, o CadÚnico também é o cadastro para o Benefício da Prestação Continuada, o BPC, pagamento de um salário mínimo para idosos e pessoas com deficiência.

O CRAS também pode encaminhar benefícios municipais, como isenção do IPTU, cartão allimentação do Bolsa Família e outros da esfera municipal.

Portanto, o CRAS é o caminho geral para ter acesso aos mais diferentes benefícios possíveis, e você precisa se informar nessas fontes para saber o que a sua cidade oferece.

Como fazer a visita ao CRAS?

O CRAS tem unidades espalhadas por todo o Brasil, e você pode encontrar o CRAS mais próximo de sua casa.

Em muitas cidades, é preciso fazer agendamento prévio de horário para ser atendido no CRAS, ao menos que haja uma emergência mais grave.

Para dar a entrada ou fazer atualizações no CadÚnico, é preciso levar documentos de si e de todos os integrantes da família.

Somente com um cadastramento correto da família será possível ter acesso a todos os benefícios sociais que se tem por direito sem grandes perdas no geral.

Para não ter dúvidas, veja nossas dicas sobre documentos para levar ao CRAS:

Gabriel Gonçalves
Escrito por

Gabriel Gonçalves

Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.