Recebi o Bolsa Família, posso gastar como quiser?
Recebi o Bolsa Família, posso gastar como quiser?
Essa é uma pergunta bem recorrente, sobretudo para os beneficiários recém-aprovados para o Bolsa Família; confira o que diz a legislação!
Começaram os pagamentos de setembro de 2024
Nesta quarta, 18, o governo dará início ao calendário de pagamento do Bolsa Família em setembro. Veja todas as datas:
- NIS com finais 1: pagamento em 18 de setembro de 2024
- NIS com finais 2: pagamento em 19 de setembro de 2024
- NIS com finais 3: pagamento em 20 de setembro de 2024
- NIS com finais 4: pagamento em 21 de setembro de 2024
- NIS com finais 5: pagamento em 22 de setembro de 2024
- NIS com finais 6: pagamento em 25 de setembro de 2024
- NIS com finais 7: pagamento em 26 de setembro de 2024
- NIS com finais 8: pagamento em 27 de setembro de 2024
- NIS com finais 9: pagamento em 28 de setembro de 2024
- NIS com finais 0: pagamento em 29 de setembro de 2024
Vale ressaltar que todos os beneficiários dos estados do Amazonas e do Rio Grande do Sul receberão o depósito no primeiro dia de pagamento.
É preciso reportar os gastos do Bolsa Família?
Não, você não precisa fazer um report dos gastos realizados com os fundos do Bolsa Família.
Por origem, o Bolsa Família é um programa social criado para ajudar as famílias a manterem a subsistência, sobretudo com a inflação no país.
Portanto, o indicado é que as famílias gastem o dinheiro em itens básicos, como alimentação, saúde e pagamento de contas.
De toda maneira, não haverá uma cobrança próxima do governo em relação ao destino dos valores pagos pelo Bolsa Família.
É possível comprar bens com o dinheiro do Bolsa Família?
A legislação permite que os beneficiários façam compras grandes, como celulares e até carros.
Isso porque a lei entende que os produtos podem ser importantes para as famílias, inclusive para a geração de oportunidades de trabalho.
No entanto, o governo faz verificações constantes em outras plataformas, cruzando dados para o monitoramento do sistema como um todo.
Nesse sentido, caso haja alguma incoerência nas informações, o governo pode solicitar a interrupção ou até o cancelamento do benefício social.
Quando posso perder o Bolsa Família?
De acordo com o próprio Ministério, a razão mais comum para o cancelamento do benefício é a falta de atualização do CadÚnico.
O governo faz constantes verificações com cruzamentos de dados, e quando identifica que há inconsistências nas informações das famílias, pode pedir o cancelamento do pagamento do benefício.
Por isso, é fundamental manter o cadastro frequentemente atualizado, sobretudo quando há mudanças nas famílias. O representante familiar precisa levar os documentos de todos os membros da família.
Durante os processos, os cidadãos podem ser requisitados a apresentarem documentos como comprovativo de frequência escolar, comprovante de renda e de endereço e acompanhamento pré-natal.
Fora isso, é difícil perder o benefício quando a família se mantém na renda per capita inferior a R$ 218 e mantém todo o cadastro devidamente atualizado.
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.