Sonho da casa própria ao seu alcance: CAIXA abre inscrições para quem quer imóvel novo em 2024
Sonho da casa própria ao seu alcance: CAIXA abre inscrições para quem quer imóvel novo em 2024.
Quer realizar o sonho da casa própria? Então você precisa saber como fazer a inscrição para conquistar o imóvel com a Caixa.
Veja agora como dar início ao processo de compra do imóvel!
Caixa anuncia mudanças no crédito imobiliário
A Caixa Econômica está frequentemente adaptando as condições dos financiamentos imobiliários para o mercado brasileiro.
Nesse sentido, a partir do dia 21 de outubro, o banco traz novas regras para liberar os financiamentos, procurando se adequar as necessidades do público.
De acordo com as alterações, o financiamento máximo do imóvel é de 70%, como informa o Sistema de Amortização Constante, uma redução de 10% frente aos 80% anteriores.
No entanto, para quem optar pela Tabela Price, a taxa de financimento teve maior redução: de 70% para 50%.
O que mais mudou?
O financiamento do Minha Casa Minha Vida é uma das principais modalidades de crédito para realizar o sonho da casa própria.
Porém, não houve aumento do valor máximo de financiamento, que continua em R$ 1,5 milhão, mantendo o intuito da proposta de auxiliar o público.
Segundo as novas regras, há uma priorização completa às pessoas que não têm nenhum outro financiamento com a Caixa, bem como nenhum outro empreendimento vinculado ao banco.
Nesse sentido, o objetivo é também se adequar ao FGTS, principal fonte de recursos para os financiamentos da Caixa.
De acordo com as novas regras, os consumidores precisam aumentar o valor da entrada. Nesse sentido, se anteriormente era 20% de entrada, agora será 30% para o SAC e 50% para o Tabela Prime.
Qual o futuro do Minha Casa Minha Vida?
O Minha Casa Minha Vida e outros programas de financiamento imobiliário devem se adequar à realidade financeira e social do país.
Recentemente, o governo tem anunciado a vontade de mexer no FGTS, principalmente com a exclusão da modalidade do saque-aniversário.
A proposta é interromper as retiradas anuais do FGTS para manter o montante do dinheiro justamente para os momentos de necessidade, como a demissão involuntária e o uso para a compra de imóveis.
Nesse sentido, o intuito é deixar o dinheiro separado justamente para auxiliar a população.
O aumento dos números do Minha Casa Minha Vida
Ao longo dos últimos semestres, o programa Minha Casa Minha Vida vem registrando aumento, motivando o crescimento do setor de construção civil após o período da pandemia.
Por isso, o governo vem procurando incentivar ainda mais a liberação do crédito para os cidadãos.
As mudanças na faixa dos valores têm o objetivo de priorizar os imóveis com menor preço, realmente para auxiliar o público a realizar o sonho da casa própria.
De acordo com o próprio presidente Lula, o programa vai procurar dar prioridade aos imóveis novos, visando fortalecer a economia nacional com a construção civil.
Uma das propostas para os próximos anos é expandir as possibilidades de financiamento, procurando auxiliar justamente o público que deseja investir com a compra de imóveis mais caros.
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.