Substitua sua carteira de trabalho antiga pela carteira digital, tudo GRÁTIS e fácil

Você sabia que pode substituir sua carteira de trabalho antiga por uma carteira digital de maneira gratuita? Desde 2019, a versão digital da carteira tem exatamente a mesma validade do documento impresso e pode ser utilizado em qualquer contexto.

CDT
Foto: Divulgação

Dessa maneira, você não terá nenhum custo para solicitar a carteira de trabalho digital e aposentar a antiga. E todo o processo pode ser feito diretamente pela internet e sem nenhum custo.

Além disso, é muito rápido e você poderá receber o documento com a versão digital da Carteira de Trabalho em poucos minutos. Para te ajudar, veja um resumo completo do processo e aprenda como fazê-lo.

Como obter a carteira de trabalho digital?

Em primeiro lugar, a Carteira Digital de Trabalho é entregue no fortmato de um documento on-line, o tradicional PDF como é conhecido na rede. Você pode transferir o arquivo no celular ou no computador, além de armazenar em pen drives e em outros dispositivos à sua escolha.

O novo documento é chamado de CDT, ou Carteira Digital de Trabalho, veja como recebê-la pelos diferentes canais:

1. Obter a CDT pelo computador

Para obter a CDT pelo computador, em primeiro lugar, você precisará ter um usuário e senha no portal GOV.BR, o programa oficial on-line do Governo. Para criar o perfil, será preciso enviar a documentação e criar a senha.

Se você já tem usuário e senha na plataforma, acesse com as informações e selecione a opção de Carteira Digital de Trabalho, escolhendo ‘Solicitar’ para iniciar o processo. Após isso, selecione a opção ‘Quero me Cadastrar’.

Na sequência, você precisará enviar seus dados básicos, confirmando nome completo, endereço e número de CPF e de identidade. Após preencher todo o formulário, você receberá o documento online.

2. Obter a CDT pelo celular

O processo para o smartphone é bem parecido, e você deve baixar o app CDT, ou Carteira Digital de Trabalho, nas lojas do iPhone ou do Android. Você poderá acessar o mesmo usuário do Portal GOV.BR e enviar a documentação.

Qual o custo da Carteira de Trabalho Digital?

Os trabalhadores brasileiros podem solicitar e receber a CDT, ou Carteira Digital de Trabalho, sem nenhum custo, sendo um documento totalmente gratuito. 

Ainda pode retirar a Carteira de Trabalho impressa?

A CDT tem a mesma validade do documento antiga, e será aceita pelos empregadores em qualquer situação. Portanto, você não precisa tirar o documento impresso por motivos de força maior.

De acordo com o Governo Federal, apenas os trabalhadores de órgãos públicos e de organismos internacionais precisam da versão impressa da Carteira Digital, mas as outras carreiras não têm necessidade.

De toda maneira, você ainda pode tirar a carteira de trabalho convencional, diretamente em um órgão responsável do Governo. Vale ressaltar que o documento é fundamental para garantir os benefícios do INSS.

O que fazer com a carteira antiga?

Mesmo com a versão digital, você não deve se desfazer do documento impresso. O mais indicado, inclusive, é guardar em um local seguro e arejado para não dar problemas na grafia e no papel do documento.

Em relação à carteira digital, também é preciso tomar bastante cuidado com a segurança o PDF. De toda maneira, fica disponível no app que pode ser acessado em qualquer dispositivo.

Gabriel Gonçalves
Escrito por

Gabriel Gonçalves